Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Ação de Formação 4

Design Thinking Aplicado à Atividade Docente

Formadora

Dina Oliveira

Duração

15h

Modalidade

Presencial

Público-alvo

Docentes e coordenadores de Ciclos de Estudos da UPT

Número de vagas

25

Datas das sessões:

Sessão 1 -11/2/2022

14.00h-18.00h (4h)

Sessão 2 -18/2/2022

9.00h-12.00h (3h)

Sessão 3 -25/2/2022

9.00h-13.00h (4h)

Sessão 4 -6/5/2022

9.00h-13.00h (4h) - Sessão de Follow Up

Conteúdos da Formação:

  • Introdução ao processo e mindset de Design Thinking
  • Empatia, Definição, Ideação e Experimentação
  • Design Thinking Sprint aplicada à atividade docente

O Design Thinking é uma forma de pensar um conjunto de valores e pilares de mindset que permitem às equipas trabalhar de forma mais colaborativa, multidisciplinar, dinâmica e focada no consumidor/cliente. Da empatia à prototipagem, esta abordagem à gestão de projetos de inovação, revela um conjunto de ferramentas que permitem descobrir e compreender as reais necessidades das pessoas, recolher feedback de forma contínua e integrativa, e garantir o desenvolvimento de melhores produtos e serviços.

Na atividade docente, o Design Thinking pode ser aplicado em 4 áreas da atividade: na preparação do programa curricular, organização do espaço e ferramentas, seleção de métodos e técnicas de ensino e, ainda, na criação de um sistema colaborativo entre professores (da sua e de outras escolas/departamentos). Percorrendo um processo, que se inicia pela descoberta/empatia e “culmina” na fase de evolução/monitorização contínua das mudanças, e aplicando ferramentas disruptivas que reforçam a empatia com o aluno e conduzem a soluções focadas nas suas necessidades, o Design Thinking Thinking conduz e suporta os docentes na construção de um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, relevante, agradável e eficaz.

Métodos Pedagógicos:

O curso Design Thinking Aplicado à Atividade Docente está estruturado de forma a munir os participantes dos conhecimentos teóricos essenciais à compreensão deste processo, mas especialmente, para que o experimentem e apreendam as suas principais ferramentas através da sua aplicação prática. Assim sendo, o primeiro dia terá como objetivo, antes de mais, a compreensão lata de todo o processo de Design Thinking, através da explicação das principais fases e aplicação da metodologia à resolução de um problema simples. Posteriormente, iremos aprofundar, fase a fase, os objetivos e ferramentas de Design Thinking aplicadas à atividade de docência. Com efeito, na sessão 2 e 3 iremos aplicar o mindset, processo e algumas ferramentas à resolução de desafios identificados pelos participantes, no exercício da sua atividade.

 

Resultado esperado:

Aplicação da metodologia de Design Thinking numa área da atividade docente, mobilizando as abordagens e ferramentas exploradas ao longo das sessões de formação.

Ação de Formação 4
Voltar ao topo