Design Thinking Aplicado à Atividade Docente
Formadora
Dina Oliveira
Duração
15h
Modalidade
Presencial
Público-alvo
Docentes e coordenadores de Ciclos de Estudos da UPT
Número de vagas
25
Datas das sessões:
14.00h-18.00h (4h)
9.00h-12.00h (3h)
9.00h-13.00h (4h)
9.00h-13.00h (4h) - Sessão de Follow Up
Conteúdos da Formação:
- Introdução ao processo e mindset de Design Thinking
- Empatia, Definição, Ideação e Experimentação
- Design Thinking Sprint aplicada à atividade docente
O Design Thinking é uma forma de pensar um conjunto de valores e pilares de mindset que permitem às equipas trabalhar de forma mais colaborativa, multidisciplinar, dinâmica e focada no consumidor/cliente. Da empatia à prototipagem, esta abordagem à gestão de projetos de inovação, revela um conjunto de ferramentas que permitem descobrir e compreender as reais necessidades das pessoas, recolher feedback de forma contínua e integrativa, e garantir o desenvolvimento de melhores produtos e serviços.
Na atividade docente, o Design Thinking pode ser aplicado em 4 áreas da atividade: na preparação do programa curricular, organização do espaço e ferramentas, seleção de métodos e técnicas de ensino e, ainda, na criação de um sistema colaborativo entre professores (da sua e de outras escolas/departamentos). Percorrendo um processo, que se inicia pela descoberta/empatia e “culmina” na fase de evolução/monitorização contínua das mudanças, e aplicando ferramentas disruptivas que reforçam a empatia com o aluno e conduzem a soluções focadas nas suas necessidades, o Design Thinking Thinking conduz e suporta os docentes na construção de um ambiente de aprendizagem mais inclusivo, relevante, agradável e eficaz.
Métodos Pedagógicos:
O curso Design Thinking Aplicado à Atividade Docente está estruturado de forma a munir os participantes dos conhecimentos teóricos essenciais à compreensão deste processo, mas especialmente, para que o experimentem e apreendam as suas principais ferramentas através da sua aplicação prática. Assim sendo, o primeiro dia terá como objetivo, antes de mais, a compreensão lata de todo o processo de Design Thinking, através da explicação das principais fases e aplicação da metodologia à resolução de um problema simples. Posteriormente, iremos aprofundar, fase a fase, os objetivos e ferramentas de Design Thinking aplicadas à atividade de docência. Com efeito, na sessão 2 e 3 iremos aplicar o mindset, processo e algumas ferramentas à resolução de desafios identificados pelos participantes, no exercício da sua atividade.
Resultado esperado:
Aplicação da metodologia de Design Thinking numa área da atividade docente, mobilizando as abordagens e ferramentas exploradas ao longo das sessões de formação.