“Inteligência Artificial na Educação e Política Pública: Um Caso do Brasil” é o tema que Seiji Isotani, docente e investigador da Universidade de São Paulo e da Universidade de Harvard, irá abordar no dia 15 de maio, às 14h30.
Nesta palestra será apresentado o conceito de “AIED Unplugged”, uma abordagem inovadora que permite integrar tecnologias de Inteligência Artificial (IA) em ecossistemas educativos existentes sem necessidade de alterar infraestruturas, garantir acesso contínuo à Internet ou exigir elevada literacia digital.
Desenvolvida por Seiji Isonati, esta abordagem foi utilizada na reforma da política educacional no Brasil, com o objetivo de melhorar a escrita dos estudantes e atenuar os efeitos da pandemia de Covid-19. Os resultados mostraram uma redução de tempo, custo e complexidade na implementação, com impacto positivo em mais de 500 mil alunos de 7 mil escolas.
A palestra, que será moderada pelo docente Fernando Moreira, encerrará com estratégias para aplicar a investigação em AIED na promoção de uma aprendizagem mais equitativa.