Projetos de Voluntariado

Projetos para o início do ano letivo

Apoiar e cuidar das famílias das crianças em tratamento hospitalar, com o seu conforto e bem-estar.

Programa de Mentoria (Mentoria Make It Happen) , que contribui e estimula o compasso orientativo dos alunos, aumentando a probabilidade de percursos escolares de sucesso. Contribui para suplantar as mesmas oportunidades a todas as crianças e jovens.

Oficina de TIC, em colaboração com a Junta de freguesia de Paranhos (out a junho) – capacitar digitalmente pessoas com um menor nível de alfabetização 

Promove relações potencializadoras que elevem ambições e oportunidades futuras, a partir de criação de uma rede interdisciplinar de mentores (estudantes universitários) que orientam, capacitam e inspiram crianças e jovens, especialmente os inseridos em tecidos sociais mais fragilizados.

Projetos durante todo o ano letivo

Resgate e reabilitação de animais

Allied Volunteers funciona como uma plataforma de voluntariado que ajuda na integração da população refugiada em Portugal.

Que ajuda necessita?

  •  Boleias e assistência para locais como segurança social, centro de emprego, escolas etc.
  •  Aulas de inglês e português a crianças e adultos.
  •  Desenvolver atividades de entretenimento para as crianças (pintura, jogos…).
  •  Organizar e distribuir doações.
  •  Ajudar a preparar e organizar novas atividades para crianças e adultos (ex: hortas).

O centro funciona no Seminário Cristo Rei em Gaia, perto da estação de Câmara de Gaia.
Neste momento o centro está a acolher mais de 60 ucranianos, dos quais 20 são crianças.

Ajudaris

Luta diariamente contra a fome, pobreza e a exclusão social.

Promove a saúde mental junto da comunidade e a reabilitação e A integração social das pessoas com experiência em doença mental; apoia os cuidadores; contribui para a definição de políticas de saúde mental.

Auxilia os que se encontram em situação de Sem-Abrigo, que integrem Famílias em Risco ou Famílias carenciadas, através de ações de solidariedade social, disponibilizando um contacto próximo, bens alimentares, artigos de vestuário e serviços de reintegração social, independentemente do estrato social, etnia, religião ou género.
Destinada à intervenção social, preferencialmente, junto da comunidade da Freguesia de S. Nicolau, no Porto.
Intervém junto de famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social, investindo na promoção do seu desenvolvimento integral, potenciando, para isso, a sua capacitação, fortalecimento e autonomia, numa lógica sobretudo de prevenção e em meio natural de vida.
Tem por missão a execução de uma política integrada e descentralizada para as áreas do desporto e da juventude, colaborando com entes públicos e privados, designadamente com organismos desportivos, associações juvenis, estudantis e autarquias locais.
Promove o Desenvolvimento Social, Solidário e Sustentável, Educação e Cultura, Arte e Desporto, com Espiritualidade Ecuménica, para que haja Consciência Socioambiental, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho para todos.
Realização de programas CED (Capturar-Esterilizar-Devolver) em colónias e matilhas de animais silvestres (que não apreciam o contacto humano), o apoio a pessoas carenciadas na esterilização dos seus animais de companhia e de animais comunitários por elas protegidos, e a sensibilização da população em geral para a necessidade de esterilização dos seus animais domésticos, sejam eles machos ou fêmeas.
Gratuita e anonimamente, é oferecido, o serviço de sopa e pão aos Sem-abrigo do Porto e a todas as pessoas que necessitem desta refeição ligeira.
Proteção aos Animais Abandonados
Tem a missão de reduzir o estigma negativo do Autismo até ser compreendido e aceite por todos.
A SOCIALIS é uma Associação de Solidariedade Social, criada em 2001, com o objetivo de promover e orientar jovens e familiares na sua integração e valorização pessoal e social. A Socialis tem em desenvolvimento um conjunto de respostas sociais, nomeadamente: o CATL – Centro de Atividades de Tempos livres, o CAV – Centro de Apoio à Vida e o CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração do Migrante.

A Associação desenvolve projetos de intervenção social no território do Bonfim, Porto, com o objetivo de capacitar crianças e suas famílias, que estão em situação de vulnerabilidade socioeconómica.
O projeto O meu lugar no mundo desenvolve um trabalho personalizado ao nível da criança/jovem com o objetivo máximo de dar respostas às suas necessidades específicas, acompanhando o seu processo educativo, social e familiar até à integração na vida ativa.

Voltar ao topo