A Universidade Portucalense é um dos parceiros do projeto Erasmus+ KA2 “Digicomplex: O futuro híbrido da educação. As competências digitais que precisamos para lidar com a complexidade”.
Este projeto baseia-se na criação de soluções digitais para os professores se adaptarem à educação híbrida (presencial e online).
Durante a implementação do projeto, é criado um currículo descrevendo as técnicas e estratégias de aprendizagem, bem como os conteúdos de aprendizagem que podem ser utilizados em cursos online e em jogos educativos.
O consórcio disponibilizará, também, uma plataforma de E-Learning, Recursos de Educação Aberta. A principal produção deste projeto será um Jogo Educativo.
Para desenvolver o primeiro resultado do projeto, relativo ao currículo, foram realizados Focus Groups em todos os países parceiros, com o intuito de analisar as atitudes, crenças e comportamentos dos professores, em relação ao estado atual da educação no respetivo país e ao uso de tecnologias e estratégias ativas de aprendizagem e sua implementação efetiva no processo de ensino e aprendizagem, bem como o seu impacto no desenvolvimento das competências transversais consideradas fundamentais para os alunos no futuro.
A análise dos relatórios de cada Focus Group, permitiu constatar que:
- Em geral, os professores utilizam a tecnologia em suas salas de aula e utilizam diversos tipos de aplicações, principalmente aplicações Open Source e Mobile;
- A maioria dos professores já usa a estratégia de aprendizagem ativa PBL – Project/Problem Based Learning, estando pouco familiarizados com o uso da gamificação;
- Há interesse em explorar mais temas como o uso da realidade virtual, desenho de animações interativas e modelação 3D.
Foi realçado como fator que influencia os professores para o uso/não uso desse tipo de estratégias/tecnologias a falta de tempo para explorar outras experiências/pedagogias em sala de aula, embora sintam que são incentivados por seus diretores para o fazerem.
Os professores acreditam que o uso dessas estratégias é uma forma de motivar outros professores a trabalhar de forma colaborativa e que boas práticas e aplicações inovadoras das tecnologias na educação devem ser disseminadas.
Consultar o Estudo.
Reunião do pojeto DigiComplex na Universidade Portucalense
Em novembro, os membros do projeto “Digicomplex reuniram-se na Universidade Portucalense, para a segunda reunião presencial do projeto.
Nesta reunião foram definidos os próximos passos do projeto e foram desenhados os 5 capítulos do Currículo, que serão utilizados pelos professores para adquirir conhecimentos e competências relacionados com: realidade virtual, objetos 3D, aplicações móveis, princípios de gamificação e ferramentas colaborativas.