De 14 a 17 de março, o tema “Tornar-me Profissional num Mundo Global e em Mudança” foi o mote para a quarta edição da Semana de Psicologia e Educação, que decorreu em formato online e presencial. Organizada pelo Departamento de Psicologia e Educação, em colaboração com os núcleos de estudantes de Educação Social e Psicologia, o evento reuniu cerca de 40 especialistas nacionais e internacionais.
“Adaptabilidade, comunicação, inteligência emocional, curiosidade e liderança”: são as “cinco competências-chave para o presente e futuro no mercado de trabalho”, identificadas por Sérgio Cabral, da Stanton Chase: Executive Search & Leadership, que apresentou “o papel das organizações na criação de condições de desenvolvimento e no reconhecimento do talento individual”.
Na mesma sessão, que decorreu online, Inês Direito, da University College London, referiu “o papel da inovação pedagógica no desenvolvimento de competências dos estudantes e futuros trabalhadores, reforçando a relevância do desenvolvimento do auto-conhecimento, perseverança, empatia e um ‘mindset’ de crescimento”. Já Ana Paula Noronha, da Universidade São Francisco, em São Paulo, salientou “o papel das instituições de ensino para o desenvolvimento de relações colaborativas, da tolerância e inclusão, tendo em vista o bem-estar subjetivo e a paz das sociedades, de um modo geral”.
Ao longo do evento, em salas presenciais e virtuais, estudantes, docentes e convidados participaram em seis ‘workshops’ dedicados a temas como a violência doméstica, a violência no namoro e ‘bullying’. Paralelamente, foram apresentados os projetos científicos de investigadores do Instituto de Desenvolvimento Humano Portucalense e os trabalhos de investigação dos estudantes de Mestrado do Departamento de Psicologia e Educação.