O Instituto Jurídico Portucalense (IJP) reforçou a sua presença internacional ao participar no “XXVIII Congreso Internacional y Semipresencial de Historia de los Derechos Humanos”, promovido pela Universidade de Salamanca entre 24 e 26 de setembro.
A Diretora do IJP, Maria Manuela Magalhães Silva, integrou o painel de oradores convidados, proferindo a palestra “Direitos humanos e novos desafios numa perspetiva constitucional”. A investigadora Olívia de Carvalho apresentou a comunicação “A proteção da criança no ordenamento jurídico: da lei à prática”, enfatizando a relevância da aplicação efetiva dos direitos fundamentais no contexto jurídico contemporâneo.
Durante o evento, foi apresentado o e-book “Mulheres, género e interseccionalidade em perspetiva”, publicação resultante de uma seleção de comunicações do Grupo de Trabalho “Estudos sobre Mulheres, Género e Interseccionalidade”, desenvolvido na edição de 2024 do congresso. A obra foi coordenada por Zamira de Assis, em parceria com Maria Manuela Magalhães Silva e Maria Esther Martínez Quinteiro, reforçando o compromisso do IJP com a investigação sobre igualdade e diversidade.
O Congreso Internacional y Semipresencial de Historia de los Derechos Humanos é coordenado desde 1997 por Maria Esther Martínez Quinteiro – investigadora do IJP e docente da Universidade de Salamanca e da Universidade Portucalense -, sendo um dos mais relevantes fóruns internacionais dedicados à reflexão sobre os direitos humanos, numa perspetiva multidisciplinar e interseccional.