A Universidade Portucalense homenageou a vida e legado de José Eduardo Pinto da Costa (1934-2021), professor da Universidade Portucalense (UPT) desde 1986 até à sua morte, a um mês de se completar um ano do seu falecimento.
A cerimónia apresentou um vídeo evocativo da sua vida e obra e transmitiu uma mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que designou a cerimónia como “uma homenagem de Portugal, dos portugueses e das portuguesas”.
Nas intervenções do Presidente do Conselho de Administração da UPT, Armando Jorge Carvalho, da Diretora do Departamento de Direito, Manuela Magalhães, dos docentes da UPT, Manuel Costa Andrade e António Graça Moura, e do docente da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Rui Nunes, José Eduardo Pinto da Costa foi lembrado como o “campeão da medicina legal”, um “pedagogo que fez escola em várias escolas”, influenciando alunos, médicos, investigadores e especialistas, um “comunicador nato”, “um homem do mundo que levou o saber a todo o mundo”. Um académico pioneiro, inovador e inigualável. Um mestre que deixou sementes para o futuro. A filha Mariana Pinto da Costa encerrou a cerimónia, destacando a grande influência do legado de amor e de afetividade do pai na sua vida.
A cerimónia terminou com um Porto de Honra e a atuação da Tuna Académica da UPT.