Raúl Lopéz, Presidente do Núcleo de Estudantes de Arquitetura e Multimédia Gallaecia, foi um dos 15 estudantes do mestrado de Arquitetura e Urbanismo e da licenciatura em Educação Social que participaram no projeto “Arte de Reciclar”.
Ao longo deste projeto, coordenado pelo docente Luís Paulo Pacheco, os estudantes da Universidade Portucalense desafiaram as crianças a fazer desenhos com o objetivo de procurar identificar a evolução entre os desenhos iniciais e os finais. “A verdade é que registámos diferenças na perceção da reciclagem, do seu bairro e da compreensão da utilidade da reciclagem”, conta Raúl.
Como aspetos positivos desta ação de voluntariado destaca: “A aprendizagem que todos retirámos, desde os voluntários aos professores, passando, naturalmente, pelos alunos da Escola. Nós, voluntários, aprendemos a trabalhar em equipa, a melhorar a vida de outras pessoas, a combater a exclusão social, a desenvolver competências transversais de comunicação e de liderança, a divulgar os valores da sustentabilidade e a nossa perspetiva mais amiga do ambiente. Os alunos aprenderam a representar as suas ideias com desenhos, a trabalhar com materiais, que chamam de lixo, para fazer algo bonito, a mudar o seu bairro, a compreender a reciclagem de uma forma profunda, a trabalhar em equipa na montagem dos caixotes e a explorar a criatividade. Quanto aos professores, o seu apoio e trabalho na coordenação com os voluntários, e entre si, foi um pilar fundamental deste projeto”.
Raúl Lopéz considera que “ensinar as crianças em pequenas ações pode ter um grande impacto no espaço público, na forma de habitar, na motivação e na reflexão sobre as suas ações” e que “ensinando a importância de reduzir, reutilizar e reciclar, ajudar-se-á a eliminar o lixo das ruas e a economizar dinheiro”. Está confiante que “o resultado deste projeto seja visível dentro de alguns meses”.