Entre 5 de fevereiro e 29 de abril, a Universidade Portucalense promove uma campanha de recolha de equipamento informático não usado, no âmbito do projeto ReBOOT que visa reparar 600 computadores e entregar os mesmos às Instituições Particulares de Solidariedade Social da Rede Social do Município do Porto.
Assim, estudantes e colaboradores podem entregar na Biblioteca computadores fixos e portáteis, posteriores a 2010, com as seguintes características mínimas: Processador Intel i3 e Core 2 Duo Processador AMD A4; Sistema operativo Windows 7; Memória RAM de 2GB e também monitores LCD ou monitores finos.
Com o lema “Repara o teu computador. Transforma o mundo”, este projeto lançado em junho do ano passado já reuniu quase 500 equipamentos informáticos que, em vez de serem descartados, já foram recuperados e reintroduzidos no ciclo de uso, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e económica da região.
O ReBOOT é uma iniciativa do Município do Porto e conta com a colaboração da Porto Digital, European Recycling Platform Portugal, LIPOR, Circular Economy Portugal e da Porto Ambiente, assim como com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, do Instituto Superior de Engenharia do Porto, da Universidade Portucalense e da UPTEC.