Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

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Políticas e Práticas educativas em Portugal

No dia 18 de fevereiro, Andreia Gouveia, docente do Departamento de Psicologia e Educação, participou no Seminário “Políticas e Práticas Educativas: contributos do Conselho Nacional de Educação (2022-2024), que se realizou na Sertã.

No painel subordinado ao tema “Educação e Democracia”, Andreia Gouveia abordou “o fenómeno das explicações, também conhecido como ‘educação (na) sombra’, e a sua relação com o currículo escolar, o trabalho dos professores e as desigualdades educativas”, observando que “a proliferação de iniciativas privadas de educação, como é o caso das explicações, pode refletir lacunas no sistema educativo público de ensino, influenciando práticas pedagógicas e potencialmente exacerbando desigualdades sociais”. Para mitigar estes efeitos “sugeriu-se uma abordagem multifacetada, incluindo a regulação da atividade comercial das explicações, o fortalecimento da escola pública como espaço de ensino-aprendizagem de qualidade e a implementação de políticas públicas que promovam a equidade e a coesão social no sistema educativo”. 

O evento teve como propósito apresentar um balanço reflexivo e prospetivo dos contributos das seis comissões especializadas permanentes do Conselho Nacional de Educação – Currículo, Inovação Pedagógica nas Escolas, Escola e Sociedade, Professores e outros profissionais da Educação, Democratização e Desigualdades Educativas e Educação Superior, Ciência e Tecnologia -, para promover a melhoria das políticas públicas educativas.

Alexandre Homem Cristo, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Domingos Fernandes, Presidente do Conselho Nacional de Educação, e Manuela Tender, Presidente da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, marcaram presença neste encontro que apontou “caminhos de esperança para o futuro”.

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