Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

“Devemos olhar para o estágio como um trabalho a sério”

João Almeida, 21 anos, estudante da licenciatura de Sistemas de Informação para Gestão desenvolveu um estágio curricular no Super Bock Group, durante três meses, onde teve a oportunidade de combinar os conhecimentos de gestão com competências de utilização de tecnologias.

 


Comunica UPT: Quais as tarefas que desenvolveu?

João Almeida: Assegurei o desenvolvimento e implementação da solução técnica no software Bizagi Studio, relativamente aos processos de Reclamações e Gestão de Motivos. Fiz um mapeamento do estado futuro dos processos, que irá implicar uma geração de novas versões dos processos, e desenvolvi, em cooperação com outras equipas, as sessões de teste de aceitação e formação de utilizadores finais, tendo em vista a correta adoção das funcionalidades desenvolvidas. Adicionalmente, desenvolvi a documentação funcional e apoiei as equipas de suporte de primeira linha no suporte a utilizadores, garantindo os ajustes necessários.


Quais foram os desafios que inicialmente identificou?

Considero que inicialmente foi complicado compreender todo o modelo de negócio e os processos da empresa. No entanto, com ajuda dos meus orientadores da empresa e da universidade, dos meus colegas e com a minha persistência consegui atingir os objetivos propostos para o estágio curricular e obter um resultado bastante positivo para a empresa. Para além disso, os prazos restritos foram também um obstáculo na conclusão das tarefas definidas.


Em que medida o seu estágio contribuiu para a melhoria de serviços?

Contribuiu para a remoção de bugs e melhorias no processo, de maneira que os processos de Reclamações e Gestão de Motivos fossem mais automatizados e eficientes.


Qual o balanço que faz desta experiência?

O estágio curricular na Super Bock Group permitiu-me aprofundar bastantes conhecimentos relacionados com várias vertentes de Sistemas de Informação, em particular a utilização do software Bizagi e a atualização do SCRUM. Para além da oportunidade de pôr em prática conhecimentos teóricos em contexto profissional, conheci uma equipa fantástica que contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional. Na realização das minhas atividades foi-me dada completa autonomia e confiança, o que contribuiu para a fácil integração na empresa e para a motivação de trabalhar.

Quais os seus objetivos profissionais?

Depois do estágio, o meu objetivo era integrar uma equipa de colaboradores de uma empresa onde tivesse a oportunidade de desenvolver as minhas habilidades e competências, contribuindo para o crescimento da organização. Atualmente encontro-me a trabalhar na Kaizen Tech e desejo continuar a desenvolver-me e contribuir para a construção de resultados efetivos para a empresa.


Que conselhos deixa aos colegas que vão desenvolver estágios no segundo semestre?

Olhar para o estágio como um trabalho a sério, ser humilde, ter uma atitude positiva, não ter medo de colocar questões e ser proativo e dinâmico.

“Devemos olhar para o estágio como um trabalho a sério”
Voltar ao topo