João do Vale de Sousa (ISCTE-IUL e Academia Militar) e João Bengalinha (Força Aérea Portuguesa e NOVA School of Law) partilharam as suas visões académicas e operacionais sobre o contributo português nas missões de paz das Nações Unidas na Colômbia, que têm contribuído para a verificação e consolidação do processo de paz.
João Vale Sousa enquadrou a participação portuguesa nas missões das Nações Unidas, sublinhando os seus efeitos no processo de verificação do Acordo de Paz e os limites enfrentados num cenário pós-conflito ainda instável.
O Major João Bengalinha partilhou o seu testemunho enquanto Observador Internacional na Missão de Verificação da ONU na Colômbia, destacando os desafios operacionais no terreno, o trabalho de proximidade com comunidades e autoridades locais e a importância do contributo português para o sucesso da missão.
A Aula Aberta “A Participação de Portugal nas Missões da ONU na Colômbia” decorreu no âmbito da licenciatura de Relações Internacionais, no dia 4 de dezembro.