No dia 15 de dezembro, a Universidade Portucalense promoveu o seminário “A representatividade no sistema eleitoral português”, que contou com a participação de Paulo Vasconcelos, da Faculdade de Economia do Porto e do Observatório de Economia e Gestão de Fraude.
Paulo Vasconcelos abordou elementos cruciais do sistema eleitoral português, como o método de representação proporcional de Hondt, utilizado tanto a nível nacional como por círculo eleitoral, que, no seu entender, levanta desafios à representatividade política.
O orador destacou que, embora a conversão dos votos em mandatos siga o método de Hondt, a sua duplicação por círculo eleitoral pode resultar em distorções na representação política. Paulo Vasconcelos propõe uma análise crítica dos resultados eleitorais recentes, explorando as nuances do sistema e apresentando alternativas, como a criação de um círculo nacional de compensação, para promover uma democracia mais representativa.
O evento, que pretendeu aprofundar a reflexão e compreensão sobre a relação entre eleitores e representantes no contexto da democracia representativa em Portugal, encerrou o Ciclo de Seminários “Os Caminhos da Sustentabilidade”.