Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Bastonária apela a um permanente diálogo com a Academia

Bastonária da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (OSAE), Anabela Veloso encerrou a 19.ª edição do Encontro Nacional de Estudantes de Solicitadoria (ENESOL), que se realizou na Universidade Portucalense nos dias 1 e 2 de abril.

A Bastonária partilhou a sua análise sobre o papel da educação e da formação contínua, nomeadamente no que toca ao cumprimento da missão de capacitação dos solicitadores para as exigências em permanente mutação. Na perspetiva de Anabela Veloso, das novas tecnologias à produção legislativa cada vez mais acelerada, muitos são os aspetos que corroboram o carácter essencial da cooperação e do diálogo entre instituições de ensino superior e ordens profissionais.

“Além do que, naturalmente, resulta da saudável interação entre estes dois universos, com claros benefícios para quem transita de um para outro, possibilita-se uma maior adequação dos conteúdos lecionados, aproximando o ensino superior da realidade laboral, e um permanente diálogo com a academia, favorecendo avanços, novas áreas de intervenção e, até, propostas de alteração legislativa. Mas também se revela fundamental para uma avaliação contínua do que é o modelo de estágio implementado pela OSAE e que tem de representar um verdadeiro complemento ao que já foram os conhecimentos assimilados na passagem pelo ensino superior. Jamais uma repetição… Se o Ensino Superior nos ensina a pensar e a entender o Direito – os seus alicerces -, o Estágio tem de trazer ganhos na nossa capacidade de aplicar o Direito, isto é, de construir sobre aqueles alicerces”, salientou a Bastonária da OSAE.

Bastonária apela a um permanente diálogo com a Academia
Voltar ao topo