A Universidade Portucalense (UPT) foi admitida como membro da EUA – European University Association, organismo que representa mais de 850 universidades e conselhos de reitores de 49 países europeus.
Com esta admissão, a Universidade Portucalense passará a participar ativamente nas atividades da EUA como membro de pleno direito, nomeadamente nos grupos de trabalhos em que se aprofundam temáticas de relevo para as estratégias de desenvolvimento das universidades europeias.
A EUA, com um forte papel influenciador na definição das políticas europeias de ensino superior, investigação e inovação, promove a partilha de práticas entre universidades, através de projetos, eventos e outras atividades que envolvem um vasto leque de instituições europeias.
Para Fernando Ramos, Reitor da UPT, esta decisão, tomada na reunião do EUA Council de 28 de outubro, constitui o reconhecimento, pela principal associação europeia de Universidades, da capacidade pedagógica e científica da Universidade Portucalense.
“A admissão da Universidade Portucalense na EUA representa o reconhecimento das competências e dos resultados pedagógicos e científicos obtidos, e constitui um avanço importante na estratégia de internacionalização da Universidade, que se deve ao esforço de todos os colaboradores docentes, técnicos e administrativos”, destaca Fernando Ramos.
Para além da UPT, foram também admitidas nesta associação 18 universidades europeias de países como a França, a Alemanha, a Itália e a Ucrânia. Atualmente, são 17 as universidades portuguesas com estatuto de membro da EUA.