A Universidade Portucalense inicia 2024 com a criação de um novo polo da unidade de Investigação CINTESIS, com a designação CINTESIS.UPT, no âmbito da parceria que estabeleceu com o Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde – CINTESIS e a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O CINTESIS.UPT é formado a partir dos recursos do anterior Instituto Portucalense de Psicologia (I2P), agregando 12 investigadores, e centra-se nas questões de investigação translacional com foco na saúde mental. Esta integração só foi possível graças à elevada qualidade do trabalho realizado pelos investigadores da Universidade Portucalense, tanto ao nível da produção científica como da captação de financiamento externo e da contribuição para formação avançada.
A criação do CINTESIS.UPT é mais um passo em frente na concretização da estratégia institucional da Universidade Portucalense, tendo em vista a criação de condições de afirmação nacional e internacional da investigação realizada na Universidade. Esta parceria segue as tendências de desenvolvimento de contextos de produção de conhecimento capazes de concentrar e partilhar recursos, num ambiente interdisciplinar gerador de valor acrescentado para a sociedade em geral. O CINTESIS.UPT torna-se, assim, a seguir à constituição, em 2022, do CIAUD-UPT, o segundo polo de uma unidade de investigação de âmbito interinstitucional criado na Universidade Portucalense, em ambos os casos com a avaliação de “Muito Bom” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O CINTESIS é um centro de investigação multidisciplinar, que agrega várias centenas de investigadores em 24 grupos de investigação. A sua missão é promover a inovação em saúde e foi avaliado como “Muito Bom” no último exercício de avaliação por parte da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
No passado dia 17 de janeiro, o CINTESIS, o UnIC da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, o MedInUP do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e o CICS-UBI da Universidade da Beira Interior, apresentaram uma candidatura conjunta ao programa de avaliação de unidades de I&D da Fundação para a Ciência e Tecnologia, com a designação de RISE-HEALTH. Esta nova unidade, que iniciará a atividade em 2025 após conclusão da avaliação pela FCT, visa constituir-se como um exemplo de investigação de alto nível, sustentável e com uma forte interligação entre ensino e investigação, contando com a Universidade Portucalense como um dos seus polos de gestão.