Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Aumentar a sustentabilidade e a competitividade empresarial

Nos dias 9 e 10 de setembro decorreu a reunião de arranque do projeto europeu SYMBIOS – Digital Platform for Industrial Symbiosis & Circular Economy, que assinala o início de uma iniciativa inovadora dedicada à promoção da sustentabilidade, da eficiência de recursos e da colaboração entre setores industriais.

O projeto SYMBIOS tem como objetivo modelar os mecanismos da simbiose industrial, reconhecida como uma das estratégias para acelerar a transição para a Economia Circular, e identificar lacunas de competências que dificultam a sua implementação, com foco inicial nos setores agroalimentar e do couro. 

A partir desta análise será desenvolvida uma plataforma digital, que constituirá o principal resultado do projeto. Esta plataforma pretende ser, simultaneamente, uma ferramenta de informação, sensibilização e formação, apoiando a aprendizagem ao longo da vida em temas ligados à Economia Verde e Circular, e uma ferramenta de correspondência (matching), concebida para conectar empresas e facilitar a criação de redes de cooperação simbiótica.

Entre os principais beneficiários do projeto encontram-se instituições ligadas à economia circular e à transição verde, organizações de formação profissional e associações empresariais, que poderão utilizar a plataforma SYMBIOS para reforçar competências e acelerar a transformação digital sustentável.

Com um financiamento total de 400 mil euros, o projeto é cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+, Ação KA220 – Parcerias de Cooperação, que visa promover a cooperação transnacional entre instituições de ensino, formação e juventude, estimulando o desenvolvimento e a implementação de práticas inovadoras e de elevada qualidade.

A Universidade Portucalense assume a coordenação do projeto, em parceria com entidades de Itália (CISITA e SPIN360), Bélgica (COTANCE), Espanha (IATA) e Eslovénia (CCIS-CAFÉ). O projeto tem uma duração de 30 meses, com término previsto para 29 de fevereiro de 2028.

Aumentar a sustentabilidade e a competitividade empresarial
Voltar ao topo