A ação social é uma das garantias para a concretização do direito universitário à educação. Esta tem como objetivo proporcionar aos estudantes melhores condições de estudo mediante a prestação de apoios financeiros, concretamente a atribuição de bolsas de estudo, aquilo que vulgarmente a DSAE (Direção de Serviços de Apoio ao Estudante) intitula de Ação Social Direta. Integrada na DGES (Direção Geral de Ensino Superior), compete a esta entidade, para além de tudo que diz respeito ao Ensino Superior Público, gerir e atribuir os benefícios sociais aos estudantes do Ensino Superior Não Público.
O Estado Português através do Sistema de Ação Social no Ensino Superior, permite a todos os estudantes a frequência de instituições de ensino, independentemente das suas condições sócio-económicas. A Ação Social promove assim o direito à igualdade de oportunidades de acesso, frequência e sucesso escolar. As bolsas de estudo são atribuídas aos estudantes que não possuem, por si só, ou através do seu agregado familiar, meios financeiros que possibilitem a realização dos seus estudos e que sejam economicamente carenciados.
Prazos de Candidatura 2024-2025
A candidatura à atribuição de bolsas de estudo para o ano letivo de 2024-2025 pode ser apresentada:
- Entre o dia 25 de junho de 2024 e o dia 30 de setembro de 2024;
- Nos 20 dias úteis subsequentes à inscrição, quando esta ocorra após 30 de setembro;
- Nos 20 dias úteis subsequentes à emissão de comprovativo de início de estágio por parte da entidade promotora no caso de licenciados ou mestres que estejam a realizar estágio profissional;
- A candidatura pode ainda ser submetida entre 1 de outubro de 2024 e 31 de maio de 2025, sendo que, nesse caso, o valor da bolsa de estudo a atribuir é proporcional ao valor calculado para um ano, considerando o período que medeia entre o mês seguinte ao da submissão do requerimento e o fim do período letivo ou do estágio.
Simulador de atribuição de Bolsa de Estudo
Credenciais de acesso
Os estudantes que já concorreram a bolsa de estudo em anos anteriores, devem utilizar as credenciais (código de utilizador e palavra-passe) que já lhe foram atribuídas.
Os estudantes que ainda não possuam credenciais de acesso, terão de solicitar no gabinete de ação social, o código de utilizador e a palavra passe para poderem aceder à plataforma e submeter a sua candidatura (deverão apresentar o BI e/ou CC ).
Para mais informações clique aqui
Declaração de retificação nº1051/2012
Despacho emitido pelo Gabinete do Secretário de Estado do Ensino Superior
Atribuição de Bolsas de Mérito a Estudantes do Ensino Superior Privado
Edital de Bolsas de Mérito do Ministério da Educação, Ciência e Inovação 2022/23 (NOVO)
Divulgação de Resultados (NOVO)
Benefícios Sociais e Prémios de Mérito e Promoção da Qualidade da UPT
Independentemente do regime público de atribuição de bolsas de estudo que os serviços sociais do Estado garantem aos estudantes mais carenciados que frequentam o ensino superior, é instituído na Universidade Portucalense um regime de concessão de benefícios sociais destinado a promover a qualidade e a premiar o mérito escolar daqueles que mais se distinguiram academicamente.
Concurso 2024/2025
- Aviso Bolsas de Estudo – Promoção da Qualidade
- Edital Bolsas de Estudo – Promoção da Qualidade (NOVO)
- Aviso Bolsas de Estudo – Prestação de Serviços
- Edital Bolsas de Estudo – Prestação de Serviços (NOVO)
- Edital Bolsas de Estudo – Prestação de Serviços – Adenda (NOVO)
- Aviso Bolsas de Estudo – Mérito Académico
- Edital Bolsas de Estudo – Mérito Académico (NOVO)
- Regulamento de atribuição de Bolsas de Estudo da UPT
A Fundação Para a Ciência e a Tecnologia oferece apoios numa vasta variedade de formatos a investigadores individuais, nas diferentes fases das suas carreiras, ou a grupos de investigadores ou a instituições.
Para mais informações consulte o site do concurso.
Equipa
Contactos e Horários
Cofinanciado por: