Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Testemunho – Nuno Farinhote

O Património é inesgotável, essencial, remanescente e todos os dias criado, complexo e articulado, destinado ao contacto com a atividade humana e inserido em condições ambientais diversas e mutáveis!
A Conservação e Restauro é uma atividade contemporânea, subsidiária de outras disciplinas técnico-científicas, mas também de diversas áreas do conhecimento, do direito e da história, com benefícios óbvios para a manutenção do património material. A Conservação e Restauro tem vindo a desenhar, dinamicamente, metodologias racionais, estudos e critérios para a conservação e salvaguarda desse Património, salientando a ligação entre memória e identidade, ganhando cada vez mais um lugar na consciência social, impondo-se cada vez mais no terreno na gestão desse mesmo património, ao lado das decisões políticas ou das decorrentes do desenvolvimento económico.
A Conservação e Restauro é uma disciplina que restabelece uma reavaliação permanente entre o conhecimento e o objeto patrimonial e, por conseguinte, entre a consciência e o objeto cultural.
É um desafio, uma descoberta e uma responsabilidade, mas também uma honra para mim, participar desse processo. Convido-vos também a vir participar neste fantástico processo através da participação ativa no Mestrado de Património Artístico Conservação e Restauro.

Nuno-Farinhote
Voltar ao topo