Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos

DURAÇÃO

6 meses

ECTS

19

VAGAS

15

REGIME

pós-laboral

CURSO

Short Master

IDIOMAS

PT

DURAÇÃO

6 meses

ECTS

19

VAGAS

15

REGIME

pós-laboral

CURSO

Short Master

IDIOMAS

PT

SINGULARIDADES DO CURSO

  • Acesso a técnicas e conteúdos inovadores
  •  Visão do mercado global do setor vitivinícola
  •  Visão holística: do mercado ao consumidor
  •  Experience Seminar: provas de vinhos e visitas externas
  •  Desenvolvimento das soft skills, permitindo alargar a rede de networking
Apresentação

O Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos tem como objetivo especializar profissionais do vinho em negócios, planeamento e organização dos vinhos em contextos de comercialização, hotelaria e restauração, de forma a assegurar a gestão do aprovisionamento e armazenagem do vinho, executar serviços de vinho, e elaborar cartas de vinhos, estabelecendo uma relação próxima com o consumidor, aconselhando-o na escolha do produto. Os contextos são os globais, nos quais a internacionalização deste produto impõe uma forte dinâmica na nossa economia nacional.

É neste contexto que surge o Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos que pretende especializar profissionais no mercado dos vinhos e orientar novos investidores na área. Expõem-se matérias relacionadas com as diferentes tarefas ligadas aos vinhos, desde a produção à comercialização, tendo sempre em conta uma escolha orientada e personalizada.

Este Short Master conta com um plano de estudos integrado por 8 módulos, que conta com a dedicação de excelentes profissionais, muito conhecedores dos vinhos e dos seus negócios que, módulo a módulo, nos oferecem um programa formativo e pleno de experiência.

As entidades parceiras serão fundamentais para criarmos uma ligação in loco, onde as aprendizagens são experimentadas. Proporciona-se em visitas, em provas e em seminários, o contacto direto com os trabalhos da vinha, da produção do vinho, da sua comercialização e degustação.

Neste curso de especialização, entende-se, ainda, o vinho como um recurso do património material e imaterial local e regional, com forte implicação na construção das paisagens naturais e culturais dos lugares. No Departamento de Turismo, Património e Cultura, acreditamos que a cultura e a História dos lugares marcam a diferença quando se trata de elevar a qualidade de um produto.

Para conhecer a importância deste recurso enquanto estruturador de paisagens, desenvolveu-se um programa cultural que acompanhará a formação e permitirá sentir e viver experiências per si.

Porquê escolher este curso?
  • A valorização dos profissionais na área da especialização em vinhos torna-se é essencial para criar mais oportunidades de venda e de crescimento das empresas.
  • A projeção dos profissionais mais bem preparados nesta área com mais competências permite uma ascensão na carreira ou o desenvolvimento dos negócios próprios.
  • O acesso a um curso essencialmente prático que reúne um corpo docente composto por profissionais reconhecidos em diferentes áreas relacionadas com setor vitivinícola vai permitir aos participantes adquirirem competências que os vão tornar competitivos e inovadores. Paralelamente será uma excelente oportunidade para promover o networking.
Destinatários
  • Profissionais ligados ao setor vitivinícola, à restauração ou à hotelaria, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos;
  • Empreendedores que desejem apostar na profissionalização do seu serviço;
  • Profissionais que estão a iniciar funções no setor.
Objetivos
  1. Adquirir conhecimentos base sobre o universo dos vinhos a nível nacional e internacional, por forma a desenvolver estratégias adequadas de aconselhamento ao consumidor.
  2. Compreender a importância e as especificidades das regiões vitivinícolas, assim como a terminologia e cultura associada ao vinho.
  3. Adquirir conhecimentos sobre viticultura e enologia, desde o processo de produçao da vinha ao engarrafamento.
  4. Desenvolver estratégias de marketing, promoção e comercialização dos vinhos, tendo contacto com alguns casos de sucesso.
  5. Compreender a importância da harmonização de vinhos e gastronomia, através das experiências gastronómicas e mecanismos de prova.
  6. Entender as características específicas do Enoturismo, como veículo promotor das regiões e instrumento privilegiado de distribuição de produtos e serviços.
Horário previsto de funcionamento

Período Letivo:

8 de janeiro a 9 de julho de 2024

Segunda e Terça-feira, das 18h30 às 21h30.

Excecionalmente poderão ocorrer alguns Experience Seminars e visitas de estudo fora deste horário, embora qualquer outra marcação esteja sujeita a acordo prévio com os estudantes.

Diploma ou Certificado Conferido
  • Certificado: Especialização em Escanção e Mercado Global de Vinhos
  • Unidades Curriculares de frequência
Oferta Formativa Pós-Graduada e Avançada
Plano de Estudos
Plano de Estudos 2023/2024 Área Científica ECTS TP PL THC
Aconselhamento ao Consumidor
HR
2
9
9
18
Enogastronomia
HR
2
10
10
20
Gestão de Armazenamento e Serviços do Vinho
HR
2
9
9
18
Mercados do Vinho: Comercialização e Marketing
HR
2
9
9
18
Património e Enoturismo
HR
2
4
14
18
Regiões Portuguesas Vitivinícolas
HR
2
9
9
18
Vinhos no Mundo
HR
2
12
12
24
Viticultura e Tecnologia Enológica: Processo de Produção da Vinha ao Engarrafamento
HR
2
18
3
21

HR – Hotelaria e Restauração; TP – Teórico-Práticas; PL – Práticas Laboratoriais; THC – Total de Horas de contacto

Sequência dos módulos e carga horária*
  • Vinhos no Mundo | João Carvalho
  • Regiões Portuguesas Vitivinícolas  | Agostinho Peixoto
  • Mercados do Vinho: comercialização e marketing | José João Santos
  • Viticultura e tecnologia enológica | Carlos Magalhães e Mário Silva
  • Enogastronomia  | Carlos Magalhães e Renato Cunha
  • Aconselhamento ao consumidor  | Paula Pereira e Luís Rocha
  • Gestão do armazenamento e Serviço de Vinho  | Victor Pinho
  • Património e Enoturismo  | Isabel Freitas e João Marinho Falcão
  • Experience Seminar | Convidados*

Carga horária total: 155h | 16 ECTS

* Todos os Módulos finalizam com um Experience Seminar que podem ser provas de harmonização, provas de vinhos, vistas a Feiras do setor, vistas a Quintas ou a outros locais que contribuam para a aquisição de competências dos participantes e valorização profissional.

Joana Quintela

Coordenadora do Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos

Carlos Magalhães

Coordenador do Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos

DTPC/ Departamento de Turismo Património e Cultura

Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos
(sm.escancao@upt.pt)

Joana Quintela

Coordenadora do Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos

Carlos Magalhães

Coordenador do Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos

DTPC/ Departamento de Turismo Património e Cultura

Short Master em Escanção e Mercado Global de Vinhos
(sm.escancao@upt.pt)

Investimento

CANDIDATURA

100€

1 PRESTAÇÃO

1500€

6 PRESTAÇÕES

250€

ACRESCE SEGURO ESCOLAR

 Early Bird: 10% no valor da propina até dia 29 de setembro

Nota: Os descontos não são acumuláveis

Condições Específicas de Ingresso

Profissionais da área.

Licenciatura em áreas diversas. 

Condições Gerais de Candidatura

Período de candidaturas:

1ª Fase: 15 de julho a 22 de dezembro 2023

 

Voltar ao topo