Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Ciclo de Conferências Inovação Pedagógica

O Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade promove o III Ciclo de Conferências sobre Inovação Pedagógica, entre abril e junho, com o intuito de refletir e partilhar as boas-práticas no âmbito da inovação pedagógica no Ensino Superior.

 

Nesta edição, estão em destaque as estratégias pedagógicas que envolvem a gamificação, a inteligência artificial e a importância dos ambientes flexíveis de aprendizagem, que fomentem a aprendizagem ativa centrada no estudante.

PROGRAMA

3 de abril | 15h – 16h30

Sessão 1: Inovação pedagógica no desenvolvimento profissional docente no contexto da Universidade Nova de Lisboa: o papel da formação pedagógica

Patrícia Rosado Pinto, docente da Universidade Nova de Lisboa, (UNL) discutirá o papel da formação pedagógica no desenvolvimento profissional docente, partilhando as iniciativas e projetos em curso na Universidade Nova de Lisboa.

22 de malo | 15h – 16h30

Sessão 2: Como melhorar a experiência de aprendizagem através da gamificação e inteligência artificial?

Adelina Moura, investigadora do LabTE da Universidade de Coimbra, abordará o modo como a gamificação e a inteligência artificial contribuem para a melhoria da experiência de aprendizagem dos estudantes.

12 de junho  | 15h – 16h30

Sessão 3: Ambientes Flexíveis de Aprendizagem (EFA): como articular as dimensões espaço, pedagogia e tecnologia?

Vânia Carlos, docente da Universidade de Aveiro, apresentará exemplos de ambientes flexíveis de aprendizagem, refletindo sobre o modo como articular as dimensões do espaço, da pedagogia e da tecnologia.

Inscrições

Cartaz

 
Ciclo de Conferências Inovação Pedagógica
Voltar ao topo