Espinosa: Uma filosofia da vida, da liberdade e da justiça para o nosso presente?
Opinião de Paulo Renato Jesus, Professor da Universidade Portucalense.
Universidade Portucalense – Infante D. Henrique
Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment
Opinião de Paulo Renato Jesus, Professor da Universidade Portucalense.
Opinião de Pedro Ponte e Sousa, Professor de Diplomacia e Relações Internacionais do Departamento de Direito da Universidade Portucalense.
No dia 25 de novembro, Sachi Nandan Mohanty é o orador convidado da Talk “Artificial Intelligence in Oncology: Precision, Efficiency and Personalization”, onde irá explorar como a Inteligência Artificial está a transformar o diagnóstico, o tratamento e a tomada de decisão clínica no domínio da oncologia.
Opinião de Sílvia Venda, docente do Departamento de Direito da Universidade Portucalense.
Entrevista a Pedro Ponte e Sousa, professor de Relações Internacionais da Universidade Portucalense.
No Dia Mundial da Criatividade, a 17 de novembro, a Universidade Portucalense lança o debate sobre o papel da inovação, da criatividade e do pensamento crítico no desenvolvimento económico e organizacional, num contexto de transformação impulsionada pelas tecnologias emergentes e pela inteligência artificial.
A Conferência “O setor do vinho português está preparado para enfrentar os desafios do futuro?”, no dia 16 de dezembro, reunirá as principais entidades da fileira para debater um setor em rápida transformação.
Estão abertas as inscrições para o Short Master em Mobilidade Urbana Sustentável, uma formação avançada que capacita profissionais para responder aos desafios atuais do planeamento urbano. Num contexto de crescente pressão ambiental e necessidade de adaptação às alterações climáticas, este curso oferece uma abordagem prática e estratégica para o desenvolvimento de cidades mais resilientes. A mobilidade surge como um dos indicadores-chave para reduzir emissões e melhorar a qualidade de vida urbana, exigindo novas formas de gestão e regulação. O programa destaca a importância de reduzir a dependência do automóvel e promover modos de transporte mais sustentáveis, articulados com políticas de uso do solo que evitem a expansão urbana e valorizem a proximidade entre funções. Integra também temas como o desenho urbano orientado para a escala humana, a participação das comunidades e a criação de corredores ecológicos que reforcem a conectividade dos espaços públicos. O Short Master pretende responder a esta realidade, preparando os participantes para o desenvolvimento soluções integradas que qualifiquem a mobilidade, reforcem a acessibilidade universal e promovam uma gestão urbana mais eficiente. As candidaturas decorrem até 5 de junho de 2026, e estão distribuídas em duas fases: 12 de novembro a 10 de janeiro e 11 de janeiro a 28 de fevereiro.
As candidaturas ao Short Master em Digital Media Arts estão abertas e decorrem até 30 de janeiro de 2026. A formação foi concebida para responder às novas dinâmicas do setor criativo, valorizando a convergência entre arte, tecnologia e inovação digital. O programa aprofunda o potencial dos novos media e das tecnologias emergentes, integrando conteúdos teóricos com uma forte componente prática. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver projetos pessoais, experimentais, artísticos ou orientados para o mercado, beneficiando de uma aprendizagem aplicada e alinhada com as exigências atuais do ecossistema digital. O Short Master posiciona-se como uma resposta estratégica para profissionais e criadores que procuram reforçar competências e expandir o seu portefólio num cenário marcado pela transformação tecnológica. Candidaturas
Opinião de Sílvia Venda, docente do Departamento de Direito da Universidade Portucalense.