A Universidade Portucalense entregou, no dia 10 de setembro, durante a Sessão Institucional de Boas-vindas, a 1.ª edição do Prémio de Inovação Pedagógica. O galardão foi entregue pelo Reitor, Fernando Ramos.
O primeiro lugar distinguiu o projeto “Inovação em Destinos Turísticos – Projeto Interdisciplinar da Licenciatura em Turismo”, das docentes Marília Durão, Joana Quintela e Medéia Veríssimo, do Departamento de Turismo, Património e Cultura. A iniciativa desafiou os estudantes a desenvolver propostas inovadoras e sustentáveis para destinos turísticos, em articulação com organizações locais, recorrendo a metodologias de Aprendizagem Baseada em Projetos e a frameworks ágeis como Scrum e Kanban.
O segundo lugar foi atribuído à prática pedagógica “Escape Room: Desvendando os Caminhos Enigmáticos da Análise de Dados”, apresentada pelo docente Pedro Rodrigues, do Departamento de Psicologia e Educação, que aplicou metodologias de game-based learning para tornar o ensino da Estatística mais envolvente, através de desafios imersivos que exigem raciocínio lógico, resolução de problemas e cooperação em equipa.
Foram ainda atribuídas duas menções honrosas – Bruno Cunha, do Departamento de Ciência e Tecnologia, com “Testes Inteligentes para uma Aprendizagem mais Inteligente” e Joaquim Flores, Isabel C. Neves e Luís P. Pacheco, do Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia, com “Do Analógico ao Digital (Arquitetura + PBL)” – em reconhecimento do potencial das candidaturas apresentadas.
O Prémio de Inovação Pedagógica é promovido pelo Gabinete de Inovação Pedagógica, no âmbito do projeto +Sucesso@UPortucalense, e visa valorizar práticas inovadoras de ensino com impacto no sucesso académico e na qualidade da aprendizagem.