Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Alumni apresentam livro de tecnologia

No dia 29 de abril, os alumni da licenciatura de Tecnologias e Sistemas de Informação, Hélder Russa (Diretor de Engenharia de Dados na H&M) e Rui Machado (Vice-Presidente de Engenharia de Dados na H&M), apresentaram o seu recente livro, “Analytics Engineering com SQL e dbt”.

A sessão, dirigida aos estudantes de Engenharia Informática, centrou-se na evolução do SQL no contexto das plataformas de dados modernas. Hélder e Rui partilharam exemplos práticos da aplicação de tecnologias como DBT (Data Build Tool), Apache Iceberg, DuckDB e BigQuery ML, destacando o papel fundamental do SQL em todas as fases do ciclo de vida dos dados — desde a ingestão, passando pela modelação e armazenamento, até ao consumo analítico.

Este encontro permitiu, ainda, abordar as tendências atuais do setor e explorar possíveis trajetórias profissionais nas áreas de “Data Engineering”, “Analytics” e “Machine Learning”, aproximando os futuros engenheiros informáticos da Universidade Portucalense da realidade empresarial.

Alumni apresentam livro de tecnologia
Voltar ao topo