Seiji Isonati, investigador de referência em gamificação e Inteligência Artificial na Educação, partilho, no dia 15 de maio, o conceito de “AIED Unplugged”, aplicado na reforma da política educacional no Brasil, que contribuiu para melhorar a escrita dos estudantes e atenuar os efeitos da pandemia de Covid-19.
Esta abordagem inovadora permitiu integrar tecnologias de Inteligência Artificial em ecossistemas educativos existentes sem necessidade de alterar infraestruturas, garantir acesso contínuo à Internet ou exigir elevada literacia digital.
Nesta sessão, que integrou o Ciclo de Talks “Touching The Future With…”, Seiji Isonati explorou o impacto da Inteligência Artificial no contexto educativo brasileiro, exemplificando com iniciativas concretas que adotam a IA no ensino, desde o ensino básico ao superior.
A Talk “Inteligência Artificial na Educação e Política Pública: Um Caso do Brasil”, que decorreu em formato online, permitiu também “fomentar o pensamento interdisciplinar, incentivando os participantes a refletir sobre o papel da tecnologia na equidade e inovação educacional”, concluiu o docente Fernando Moreira, coordenador do evento.