No dia 25 de maio, a Universidade Portucalense acolheu uma das finais nacionais de “pitch” do Technovation Girls, que envolveu nove equipas, com raparigas entre os 8 e 12 anos.
Entre janeiro e abril, as estudantes selecionaram um problema na sua comunidade relacionado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 das Nações Unidas, e desenvolveram uma aplicação para dispositivos móveis para contribuir para a resolução desse problema.
Na Universidade Portucalense apresentaram o seu projeto ao júri, que integrou a docente Paula Morais, do Departamento de Ciência e Tecnologia.
Em Portugal, participaram 47 equipas e dez foram apuradas para as semifinais mundiais. A equipa vencedora viajará até aos Estados Unidos onde disputará a final da Technovation.
O Technovation Girls é o maior programa mundial de educação tecnológica e empreendedorismo, que visa capacitar raparigas dos 8 aos 18 anos para se tornarem confiantes nas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), líderes na identificação e sensibilização de problemas relevantes da atualidade e criadoras de soluções tecnológicas.