No dia 23 de julho, a Universidade Portucalense promoveu a Sessão de Partilha de Boas Práticas de Utilização de Inteligência Artificial Generativa, incentivando a apresentação de práticas pedagógicas inovadoras desenvolvidas por docentes, no contexto das suas unidades curriculares.
Com o objetivo de consolidar e disseminar o conhecimento gerado a partir da utilização da Inteligência Artificial Generativa (IA Gen) no contexto académico, a iniciativa promoveu o diálogo entre docentes e estudantes, refletindo sobre os desafios, possibilidades e implicações pedagógicas desta tecnologia emergente.
Os docentes compartilharam estratégias, metodologias e resultados da integração da IA Gen nas suas práticas letivas, proporcionando à comunidade académica um espaço de inspiração mútua, aprendizagem colaborativa e desenvolvimento profissional contínuo. A sessão contou ainda com o testemunho do estudante Ricardo Rocha, do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo, que apresentou a perspetiva discente sobre o impacto da tecnologia no seu percurso académico.
Através desta iniciativa, a Universidade Portucalense reafirma o seu compromisso com a promoção de práticas pedagógicas inovadoras e com o acompanhamento atento das transformações tecnológicas que moldam o futuro da educação superior.