No âmbito do protocolo de colaboração entre a Universidade Portucalense, através do Departamento de Turismo, Património e Cultura (DTPC), e a ASICOTUR – Asociación Internacional para la Cooperación Turística, a Universidade Portucalense esteve representada na III Jornada de Cooperação Turística Internacional e Entrega de Reconhecimentos ASICOTUR. O evento decorreu no dia 11 de dezembro de 2025, no Hotel Meliá María Pita, na Corunha, Galiza.
A iniciativa reuniu personalidades e representantes de organizações dos setores público, privado e académico provenientes da Europa, América Latina e África, com o objetivo de promover a reflexão e o debate em torno do futuro da cooperação turística internacional.
Os trabalhos centraram-se no reforço do turismo enquanto instrumento de desenvolvimento sustentável, nas rotas introdutórias ao Caminho de Santiago e na corresponsabilidade global no setor turístico. O programa contou com a participação de especialistas de países como Espanha, Peru, Bélgica, México e Brasil, que partilharam experiências, perspetivas e boas práticas através de painéis temáticos, diálogos e debates.
O evento culminou com o anúncio dos vencedores da IV edição dos Reconhecimentos à Cooperação Turística Internacional 2025, que distinguem projetos e entidades com contributos relevantes para o desenvolvimento da cooperação turística a nível internacional.
A Universidade Portucalense participou no evento através de um docente do DTPC, na qualidade de membro do Comité Académico da iniciativa e de convidado para a leitura dos méritos de um dos parceiros distinguidos, reforçando o envolvimento da instituição em redes internacionais de cooperação académica e científica no domínio do turismo.
Esta participação evidencia o compromisso da Universidade Portucalense com a internacionalização, a cooperação institucional e a promoção de práticas sustentáveis no setor do turismo.