Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Tecnologias digitais transformam arquitetura, urbanismo e património

O Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo promoveu, no dia 13 de fevereiro, o seminário “Tecnologias de levantamento digital em arquitetura, urbanismo e património”, reunindo especialistas, investigadores e estudantes para debater o impacto das tecnologias digitais avançadas na análise, conceção e intervenção no território e no património construído.

Num contexto de rápida evolução tecnológica e de crescente exigência quanto ao rigor técnico, eficiência e sustentabilidade das intervenções, a iniciativa colocou em discussão o papel das ferramentas digitais na transformação dos processos de trabalho e na elevação dos padrões de qualidade na arquitetura, no urbanismo e na conservação patrimonial.

Ao longo da sessão foram apresentados e debatidos métodos de captura, levantamento e modelação digital, evidenciando o impacto direto destas tecnologias na precisão dos diagnósticos, na eficiência operacional e na sustentabilidade das intervenções.

Para materializar os conceitos debatidos ao longo da sessão, a empresa Global Geosystems realizou demonstrações práticas com laser scanners fixos e móveis, drones e georadar. O momento constituiu um dos pontos centrais do programa, permitindo o contacto direto com os equipamentos e uma compreensão concreta das suas aplicações em projetos reais de levantamento e intervenção.

Tecnologias digitais transformam arquitetura, urbanismo e património
Voltar ao topo