O Dia da Engenharia Informática (4 de março) irá analisar o impacto da desinformação no espaço público. No centro da discussão estarão as chamadas “fake news”, fenómeno que deixou de ser um desafio meramente comunicacional para assumir implicações sociais, institucionais e políticas.
José Moreira, docente do Departamento de Direito e orador principal, apresentará uma análise crítica sobre os efeitos da desinformação na formação da opinião pública e na qualidade do debate democrático.
A abertura do seminário incluirá igualmente as intervenções de Fernando Moreira, Paulo de Morais, Isabel Seruca e Fátima Leal, do Departamento de Ciência e Tecnologia. O encerramento prevê um debate aberto ao público sobre os principais riscos associados à desinformação, os seus mecanismos de propagação, as respostas tecnológicas disponíveis, os desafios éticos do recurso à inteligência artificial e o desenvolvimento de plataformas digitais mais resilientes.
Paralelamente, estará patente uma mostra de trabalhos de estudantes do Departamento de Ciência e Tecnologia, com projetos desenvolvidos em Engenharia Informática e aplicações tecnológicas orientadas para a resolução de problemas atuais.