Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Desafios futuros do setor do vinho português

A Universidade Portucalense acolheu, no dia 16 de dezembro, a Conferência “O setor do vinho português está preparado para enfrentar os desafios do futuro?”, que reuniu representantes das principais entidades da fileira vitivinícola nacional, no âmbito dos 50 anos da ANCEVE – Associação Nacional dos Exportadores de Vinhos e Bebidas Espirituosas (ANCEVE).

Luís Filipe Cardoso Lourenço (ASAE), Francisco Toscano Rico (IVV), Helena Freitas (Universidade de Coimbra), Luís Sequeira (CVRA), Pedro Soares (CVR Bairrada), José Luís Santos Lima Oliveira da Silva (Casa Santos Lima) e Bebiana Monteiro (ESEIG) analisaram a evolução dos hábitos de consumo, o impacto das alterações climáticas, a crescente importância do enoturismo e as exigências associadas à fiscalização e à sustentabilidade da produção.

O programa encerrou com uma intervenção do embaixador António Martins da Cruz, dedicada à análise do atual contexto geopolítico e às suas implicações para o setor vitivinícola.

Entre as principais conclusões, evidenciou-se a necessidade de uma adaptação estratégica contínua face à evolução dos padrões de consumo, bem como a urgência de reforçar práticas vitivinícolas mais sustentáveis e resilientes. A inovação e o enoturismo foram apontados como fatores determinantes para a competitividade e criação de valor, enquanto a escassez de mão de obra qualificada surgiu como um dos principais desafios estruturais da fileira.

Desafios futuros do setor do vinho português
Voltar ao topo