Fátima Matos Silva, Helena Albuquerque e Isabel Borges, docentes e investigadoras, apresentam o livro “Material Culture and Religion: Perspectives over Time”.
A obra reúne 13 artigos de 30 investigadores, de Portugal, Turquia, Espanha, China, Itália, Bolívia, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos, que exploram as várias formas de expressão da religiosidade, através da cultura material.
“A materialização da religiosidade expressa-se desde a pré-história através da cultura material. Esta cultura material é uma encarnação tangível da fé, comunicando a diversidade das experiências espirituais humanas e engloba uma vasta gama de objetos, estruturas, símbolos e práticas que moldam as identidades religiosas e refletem a evolução da sociedade humana. Esta interação entre as crenças religiosas e as suas expressões materiais permite compreender o papel da religião na formação da cultura e da identidade humanas”, explicam as editoras.
Com este livro perspetiva-se um “impacto duradouro na comunidade científica, motivando outros investigadores a prosseguir estes temas, reconhecendo a importância desta materialização no conhecimento das diferentes religiões, bem como na salvaguarda deste património rico e diversificado para as gerações futuras”.