O projeto “ArchiSpace” apresentado pela Universidade Portucalense, através do CIAUD-UPT, conquistou financiamento no programa “Horizon Europe – Marie Skłodowska-Curie Actions”, ao destacar-se pela área de investigação, inovadora e interdisciplinar, baseada no estudo de arquitetura em ambientes extremos.
Pioneiro num novo campo de investigação internacional e intersectorial na Europa, o “ArchiSpace” une a geologia e ciências espaciais à arquitetura e arquitetura espacial, cujo papel é fundamental na conceção de habitats confortáveis, seguros e funcionais.
Com uma equipa multidisciplinar de arquitetos, cientistas de materiais, psicólogos e educadores, o grupo do CIAUD-UPT, que integra Mariana Correia (Investigadora Principal portuguesa), Telma Ribeiro, Ana Lima, Susana Milão, Joaquim Flores, Isabel Clara Neves, Rui Florentino, Bruno Andrade, Alexandra Araújo, Pedro Rodrigues e Sandra Fernandes, irá desenvolver o relatório de habitat em ambientes extremos, as orientações sobre adaptação psicológica a ambientes extremos, o relatório sobre projeto no espaço de abordagem “verde”, e as orientações de arquitetura e construção em Terra, na Lua e em Marte.
Com início a 1 de novembro de 2024 e término em outubro de 2028, o projeto foi aprovado nas áreas de Geologia, tectónica, vulcanologia; Arquitetura, edifícios inteligentes, cidades inteligentes, engenharia urbana; Design sustentável (reciclagem e ambiente), eco-design; Observações da Terra a partir do espaço; e Deteção remota.
Este projeto “resulta do consórcio constituído pelo Instituto Internacional de Investigação em Ciências Planetárias (Itália, Coordenador); Universidade Portucalense (Portugal); T.U. DELFT (Holanda); Universidade de Lyon 1 Claude Bernard (França); Vertico BV (Holanda); Centro de Investigação HUN-REN para Astronomia e Ciências da Terra (Hungria); Universidade Cadi Ayyad (Marrocos); e Universidade G. d’Annunzio Chieti – Pescara (Itália).