Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Todas as unidades de investigação avaliadas com “Muito Bom”

A Universidade Portucalense viu todas as suas unidades de investigação serem distinguidas com a classificação de “Muito Bom” no mais recente processo de avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), cujos resultados provisórios foram divulgados ontem, dia 15 de abril.

As quatro unidades — CIAUD.UPT (polo da Universidade Portucalense do Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design), CINTESIS-UPT (RISE.Health – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde), IJP (Instituto Jurídico Portucalense) e REMIT (Research on Economics, Management and Information Technologies) — foram avaliadas no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento de Unidades de I&D 2023/2024, com base na análise do desempenho científico e tecnológico entre 2018 e 2023, bem como dos planos estratégicos para o período 2025-2029.

“Esta distinção reflete o esforço contínuo da Universidade Portucalense na consolidação da qualidade e da inovação no domínio da investigação. O reconhecimento obtido é um testemunho da dedicação dos investigadores e do suporte técnico e administrativo que diariamente contribuem para a afirmação científica da nossa instituição”, sublinha Fernando Ramos, reitor da Universidade Portucalense.

A avaliação da FCT é um processo rigoroso e competitivo, que contou com a participação de mais de 315 avaliadores internacionais, provenientes de 35 países, e que envolveu cerca de 1.300 entrevistas e 29 semanas de visitas presenciais.

No total, candidataram-se 336 unidades de I&D, das quais 313 foram aprovadas para financiamento. Apenas 75% das candidaturas receberam a classificação de “Muito Bom” ou “Excelente”, que garante financiamento de 609,8 milhões de euros entre 2025 e 2029. Destes, 110 milhões de euros são financiamento PRR, com prazo de execução até 30 de junho de 2026.

Além de garantir financiamento para os próximos anos, a classificação atribuída às unidades de investigação da Universidade Portucalense representa também um reconhecimento nacional da relevância científica das suas equipas e projetos.

De acordo com Fernando Ramos, “esta avaliação é o reconhecimento do percurso de melhoria contínua que a Universidade tem vindo a trilhar em todos os domínios, com especial destaque para a área da investigação, e é mais um forte incentivo para o reforço dos padrões de qualidade e de inovação que têm vindo a ser adotados em todos os planos de intervenção da Universidade, nomeadamente no ensino graduado, pós-graduado e formação executiva, e na investigação”.

Todas as unidades de investigação avaliadas com “Muito Bom”
Voltar ao topo