Inclusão e Diversidade

Se tem alguma incapacidade, e provem de um país da EU ou do EEE, poderá indagar na sua Universidade sobre a subvenção extra Erasmus a que pode candidatar-se. A título de exemplo, partilha-se a informação a que um estudante português pode aceder, através da Direção Geral do Ensino Superior:

Ação-Chave I – Mobilidade individual para fins de aprendizagem no âmbito do Ensino Superior | DGES

Subvenção adicional

Para as suas necessidades de acesso durante a sua mobilidade, pode solicitar uma bolsa Erasmus+ para estudantes e pessoal com condições físicas, mentais ou relacionadas com a saúde, para além da bolsa Erasmus+ regular de estudo ou estágio ou bolsa de mobilidade de pessoal. Na preparação da sua mobilidade Erasmus+, deverá indicar as suas necessidades e os custos adicionais previstos ligados às suas condições físicas, mentais ou relacionadas com a saúde, a fim de solicitar a bolsa de apoio a necessidades especiais Erasmus+.

Quais são as suas necessidades de acesso?

As áreas que podem ser elegíveis para apoio ligado à sua mobilidade Erasmus+, de acordo com as suas necessidades individuais, incluem, entre outras:

alojamento adaptado
assistência em viagem
atendimento médico
equipamento de apoio
adaptação de material de aprendizagem
uma pessoa acompanhante, etc.
Como candidatar-se?

Peça ao Gabinete de Relações Internacionais ou ao Coordenador Erasmus+ da sua Faculdade ou equivalente para o ajudar com o formulário de candidatura Erasmus+ de apoio a necessidades especiais.

Como preparar a mobilidade?

Deve utilizar os seguintes recursos para ter uma ideia da forma como a UPT e o país em geral se adaptam para responder às necessidades dos estudantes e do pessoal com condições físicas, mentais ou relacionadas com a saúde:

MappED é uma ferramenta online desenvolvida pela Rede de Estudantes Erasmus (ESN) que mapeia a acessibilidade das instituições de ensino superior e dos seus serviços, para fazer escolhas informadas sobre o seu destino de mobilidade.

A Agência Europeia para o Desenvolvimento da Educação em Necessidades Educativas Especiais é uma organização independente e autónoma apoiada pelos Ministérios da Educação de 15 países da UE participantes. https://www.european-agency.org/country-information/portugal

Adicionalmente, poderá contactar o Gabinete de Relações Internacionais incoming@upt.pt ou o Serviço de Apoio ao Estudante gaa@upt.pt para confirmar o tipo de apoio que poderá encontrar no seu caso.z

Protecção de dados

Os dados pessoais são confidenciais e só serão tratados no que diz respeito à sua candidatura e participação no programa Erasmus+ de acordo com a legislação nacional.

Contacto: [pessoa de contacto]

[Endereço de e-mail]

[número de telefone]

[departamento/escritório]

Mais informações

DGES (Direcção Geral do Ensino Superior): [em português]: [em português

https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/acao-chave-i-mobilidade-individual-para-fins-de-aprendizagem-no-ambito-do-ensino-superior

Voltar ao topo