Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Mestrado em Inovação em Educação

DURAÇÃO

2 anos

ECTS

120

VAGAS

30

REGIME

pós-laboral

CURSO

mestrado

IDIOMAS

PT/EN

DURAÇÃO

2 anos

ECTS

120

VAGAS

30

REGIME

pós-laboral

CURSO

Mestrado

IDIOMAS

PT/EN

SINGULARIDADES DO CURSO

  • combina conhecimentos dos domínios da educação, da multimédia e das tecnologias, numa perspetiva interdisciplinar.
  • Contribui para o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores em contextos de educação e formação
  • Promove a capacitação de profissionais que atuam no campo educativo
Apresentação
O Mestrado em Inovação em Educação combina conhecimentos dos domínios da educação, da multimédia e das tecnologias, numa perspetiva interdisciplinar. O curso tem como objetivos principais contribuir para o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores em contextos de educação e formação e promover a capacitação de profissionais que atuam no campo educativo, para a melhoria da qualidade dos processos de educação e formação. Visa promover a formação avançada de profissionais interessados em atualizar conhecimentos e competências que lhes permitam responder, de forma eficaz e inclusiva, aos desafios atuais e futuros da educação. Esta atualização faz-se assente numa sólida base teórica e científica, adequada para o ensino e orientação de projetos de intervenção e de investigação científica multidisciplinares e interdisciplinares, combinando saberes da educação, da multimédia e da tecnologia.
Porquê escolher este curso?

Este curso

  • combina conhecimentos dos domínios da educação, da multimédia e das tecnologias, numa perspetiva interdisciplinar;
  • capacita os profissionais que atuam no campo da educação e da formação para o desenvolvimento de modelos pedagógicos inovadores, com apoio da tecnologia e da multimédia;
  • privilegia o uso de estratégias de aprendizagem ativa, mediadas pela tecnologia, na lecionação das unidades curriculares do plano de estudos;
  • favorece a articulação entre a teoria e a prática, através do desenvolvimento de projetos interdisciplinares com a metodologia de Project-based Learning (PBL);
  • permite o acesso a laboratórios de ensino e investigação com recursos físicos e tecnológicos atuais, como é o caso do Laboratório de Tecnologias Digitais e Robótica;
  • apresenta um corpo docente altamente qualificado no domínio científico do curso e com formação em metodologias de ensino e aprendizagem centradas no estudante;
  • beneficia de uma sólida e vasta formação, investigação e experiência da coordenação do ciclo de estudos no campo da inovação pedagógica e metodologias ativas.
Objetivos
  • Conhecer os princípios e fundamentos subjacentes à inovação curricular e pedagógica
  • Promover a reflexão sobre os processos de inovação no âmbito do currículo, do ensino e da avaliação
  • Conhecer abordagens inovadoras de multimédia e comunicação em Educação
  • Compreender os fundamentos que orientam a Educação a Distância e as mudanças nos processos educativos
  • Identificar oportunidades de utilização de tecnologias e aplicações multimédia no contexto do processo de ensino-aprendizagem em sala de aula, em projetos educativos, e outros afins
  • Compreender e resolver problemas em contextos multidisciplinares com recurso a tecnologias multimédia e inovação em educação
  • Analisar criticamente a conceção, implementação e avaliação de recursos educativos digitais
  • Conceber propostas pedagógicos fundamentadas em modelos de ensino e de aprendizagem flexíveis e centrados no estudante
  • Construir e problematizar diferentes referenciais e instrumentos de multimédia e inovação em educação
Diploma ou Certificado Conferido

O presente diploma confere a habilitação no Mestrado em Inovação em Educação (120 ECTS) ou, com a conclusão do 1º ano, a Especialização em Inovação em Educação (60 ECTS).

Áreas Científicas
Área Científica ECTS
Obrigatórios
ECTS
Opcionais
APM
Audiovisuais e Produção dos Media
10
2.5
CED
Ciências da Educação
92.5
2.5
STI
Sistemas e Tecnologias de Informação
10
2.5
Plano de Estudos

1ºano

1º Semestre Área
Científica
ECTS
Educação a Distância
CED
7.5
Inovação Curricular e Pedagógica
CED
7.5
Métodos de Investigação em Educação
CED
7.5
Multimédia e Comunicação em Educação
APM
7.5
2º Semestre Área Científica ECTS
Ambientes de Gestão de Aprendizagem
APM
7.5
Avaliação para a Aprendizagem Mediada pela Tecnologia Digital
STI
7.5
Desenho de Jogos Didáticos Digitais / Internet das Coisas em Educação / Tecnologias de Video
STI
7.5
Seminário de Investigação em Multimédia e Inovação em Educação
CED
7.5

2ºano

Anual Área Científica ECTS
-
60

Departamentos de

Arquitetura e Multimédia Gallaecia
Ciência e Tecnologia
Psicologia e Educação


Mestrado em Inovação em Educação
(mest.mie@upt.pt)

Requisitos de ingresso

Podem candidatar-se ao ingresso neste ciclo de estudos (CE) aqueles que satisfaçam as condições indicadas no DL 74/2006, de 26 de março, na redação dada pelo DL nº 65/2018, de 16 de agosto, e no regulamento do CE conducente ao grau de Mestre:

  1. Titulares de grau de licenciado ou equivalente legal na área científica de Ciências da Educação (CED), Multimédia (MM), Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), ou outra afim;
  2. Titulares de grau académico superior estrangeiro conferido num 1º CE organizado de acordo com os princípios de Bolonha na área científica de CED, MM e TIC, ou outra afim;
  3. Titulares de grau académico superior estrangeiro na área científica de CED, MM e TIC, ou outra afim, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão estatutariamente competente da UPT;
  4. Detentores de currículo escolar, científico ou profissional reconhecido pelo órgão estatutariamente competente da UPT como atestando capacidade para realização deste CE.
Condições Gerais de Candidatura
Calendário 2024/2025
1ª fase Início Fim
Candidaturas
1 de fevereiro
13 de março
Afixação dos resultados
1 de abril
Reclamações
1 de abril
2 de abril
Matrículas
5 de junho
14 de junho
2ª fase (vagas sobrantes) Início Fim
Candidaturas
1 de abril
14 de maio
Afixação dos resultados
3 de junho
Reclamações
3 de junho
4 de junho
Matrículas
5 de junho
14 de junho
3ª fase (vagas sobrantes) Início Fim
Candidaturas
3 de junho
17 de julho
Afixação dos resultados
5 de agosto
Reclamações
5 de agosto
6 de agosto
Matrículas
7 de agosto
14 de agosto
4ª fase (vagas sobrantes) Início Fim
Candidaturas
5 de agosto
18 de setembro
Afixação dos resultados
30 de setembro
Reclamações
30 de setembro
1 de outubro
Matrículas
3 de outubro
8 de outubro
5ª fase (vagas sobrantes) Início Fim
Candidaturas
2 de outubro
10 de outubro
Afixação dos resultados
18 de outubro
Reclamações
18 de outubro
21 de outubro
Matrículas
22 de outubro
25 de outubro
Quem pode candidatar-se a um Mestrado?
2º CICLO DE ESTUDOS
  • Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Os titulares de um grau académico estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a esse processo;
  • Os titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense;
  • Os detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da Universidade Portucalense, como atestando capacidade para realizar este ciclo de estudos.

Atendendo ao seu percurso académico e profissional, os candidatos podem apresentar um pedido de Requerimento de Reconhecimento e Creditação de Competências, que poderá conferir equivalências a unidades curriculares do curso de Mestrado. Os detentores do grau de licenciado Pré-Bolonha que possuam mais de 5 anos de experiência profissional na área do mestrado, podem solicitar a substituição da dissertação por um relatório detalhado sobre a atividade profissional segundo o regulamento em vigor.

Documentação para candidatura
  • Formulário de candidatura, devidamente preenchido;
  • Documento de Identificação;
  • Fotografia, tipo passe;
  • Original ou cópia autenticada do documento comprovativo de titularidade do grau académico superior (com exceção dos candidatos da UPT) (*);

Se desejar solicitar equivalências:

(*) Estes documentos devem ser autenticados de acordo com legislação em vigor (Decreto-lei 28 de 13/03/2000).

Documentação para candidatura para titulares de um grau académico superior estrangeiro
  • Modelo Próprio, Reconhecimento de que o grau académico satisfaz os objetivos do grau de licenciado, para efeitos de candidatura a um curso de mestrado, solicitando reconhecimento prévio pelo Conselho Científico da habilitação de acesso
  • Documento de Identificação
  • Fotografia, tipo passe
  • Documento comprovativo de titularidade do grau académico superior estrangeiro com indicação da nota final (*)
  • Certidão discriminada das unidades curriculares que constituem o plano curricular do grau académico (*)
  • CV atualizado

(*) Os documentos devem ser traduzidos para português, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol e visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.

Reingresso

Documentação para candidatura a Reingresso:

  • Documento de identificação;
  • Fotografia tipo passe;
  • Pedido de reconhecimento e creditação de competências , de acordo com regulamento em vigor, caso pretenda solicitar equivalências a outras competências que não as adquiridas no curso para o qual reingressa.
Mais Informações

Para informações sobre o processo de candidatura por favor consulte os regulamentos relevantes abaixo ou contacte diretamente com o nosso Gabinete de Ingresso. Para informações de caráter pedagógico/científico consultar os coordenadores de curso:

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