Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Licenciatura em Multimédia e Artes

DURAÇÃO

3 anos

ECTS

180

VAGAS

15

REGIME

diurno

CURSO

licenciatura

IDIOMAS

PT/EN

DURAÇÃO

3 anos

ECTS

180

VAGAS

15

CURSO

licenciatura

REGIME

diurno

IDIOMAS

PT/EN

SINGULARIDADES DO CURSO

  • Workshops digitais e artísticos
  • Práticas em contexto exterior
  • Exposições em eventos culturais
Apresentação

Licenciatura em Multimédia e Artes incide essencialmente na interseção entre a arte e a multimédia, estimulando a criatividade e a produção artística na era digital, desde o atelier analógico à realidade virtual. A estrutura curricular tem especial incidência no ensino de proximidade, em programas teórico-práticos, em experiências multidisciplinares e na interação direta com artistas e criativos. Esta licenciatura forma os seus estudantes com competências essenciais para o exercício autónomo de várias profissões dos sectores criativo/ artístico e audiovisual/ multimédia.

Publicação em Diário da República, 2ª série – N.º 244 – 20 dezembro 2023 – Anúncio n.º 258/2023

Porquê escolher este curso?

A Licenciatura em Multimédia e Artes é um curso acreditado pela Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior, e estruturado de acordo com os princípios de Bolonha. O curso é constituído por um ciclo universitário de três anos, correspondente a uma aquisição de competências, principalmente, nas áreas científicas de Audiovisuais e Belas Artes. O curso apresenta:

  • Forte componente digital e de multimédia;
  • Amplitude nas áreas abordadas, do saber;
  • Aprendizagem com cariz prático;
  • Contacto com artistas convidados;
  • Oportunidade de expor em eventos culturais;
  • Parcerias Nacionais e Internacionais.

Em destaque, as áreas de conhecimento:

  • Tecnologias Digitais de Animação 2D e 3D;
  • Tecnologias Digitais de Vídeo;
  • Tecnologias Digitais de Som e Luz;
  • Webdesign;
  • Oficina Artística;
  • Gestão de eventos culturais;
  • Fotografia e Cor;
  • etc.

As áreas em referência constituem na sociedade da informação em que vivemos, um suporte para a construção dos novos espaços digitais de representação artístico-cultural. Nestes espaços, as indústrias de multimédia e de representação desempenham um papel fundamental.

Saídas Profissionais

A Licenciatura em M&A prepara os estudantes para a investigação, conceção e produção, no âmbito artístico e/ou multimédia e de forma multidisciplinar; incrementando o conhecimento e as aptidões necessárias à promoção do seu sentido crítico e intelectual e da sua capacitação na exploração e domínio de distintos meios de expressão e comunicação. Os diplomados ficam habilitados para, entre outras áreas, trabalharem em:

  • Artes plásticas e/ou digitais;
  • Aplicação de tecnologias artísticas tradicionais;
  • Produção em vídeo e animação;
  • Criação, desenvolvimento, manipulação e gestão de conteúdos digitais para a Indústria;
  • Media-arte digital;
  • Web design e design de interface;
  • Publicidade e marketing digital;
  • Galerias, museus e outras estruturas culturais;
  • Equipas de projetos criativos;
  • Edição e crítica de arte e de multimédia;
  • Consultoria científica e técnica;
  • Carreira universitária; 
  • Carreira de investigação.
Objetivos

Contribuir para processos e procedimentos que permitam a investigação, a conceção e a produção no âmbito artístico, de forma multidisciplinar; e que incrementem no estudante, o conhecimento e as aptidões necessárias à promoção do seu sentido crítico e intelectual e da sua capacitação na exploração e domínio de distintos meios de expressão e comunicação.

Desenvolve competências no âmbito:

  • Artístico, estético, teórico e técnico, baseado em conhecimento fundamentado na Multimédia em Artes;
  • Da produção e investigação de projetos, empregando tecnologias analógicas e digitais, com recurso a diversos equipamentos e softwares;
  • Da aplicabilidade da produção, direção e edição em projetos individuais e em equipa;
  • Da conceção, produção e divulgação de projetos tecnológicos digitais e interativos;
  • Da investigação das práticas comunicativas e da arte contemporânea;
  • Da aplicabilidade do saber, em distintas atividades profissionais.
Diploma ou Certificado Conferido

O presente diploma confere a habilitação na Licenciatura em Multimédia e Artes.

1º ano

2º Semestre ECTS
Desenho II
5
Filosofia e Teorias da Arte
3
Metodologia e Planificação Artística
8
Novos Média – Técnicas e Estéticas
3
Web Design
8
OP1 - Multimédia
3

2º ano

2º Semestre ECTS
Design de Interface
5
Jogos Digitais e Storytelling
3
Sensores e Programação Criativa
3
Tecnologias Digitais de Som e Luz
8
Video Mapping e Performance Audiovisual
8
OP1 - Curadoria dos Novos Media
3

3º ano

1º Semestre ECTS
Animação 2D e 3D
8
Laboratório de Arte Sonora
3
Laboratório Experimental Audiovisual
5
Oficina de Artes
8
Organização de Eventos Culturais e Artísticos
3
Práticas Emergentes nas Artes
3
2º Semestre ECTS
Empreendedorismo e Prática Artística
2
Produção Multimédia
8
Projecto Final
20

Nota: As UCs opcionais disponíveis serão definidas anualmente pela Direção do Departamento.

A linha de investigação em Artes, Multimédia e Design, compreende a produção artística e científica assente na interligação entre a arte contemporânea, o design e a evolução digital e tecnológica.

Numa relação direta com as áreas científicas e o plano de estudos do curso de Multimédia e Artes, o CIG/ Centro de Investigação Gallaecia conjuga a prática artística com a investigação científica, numa abordagem transdisciplinar, com principal foco na criação artística (nas suas diferentes áreas de expressão) e na sua (re)materialização digital/tecnológica, como também nas estéticas daí resultantes.

DAMG/ Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia

Licenciatura em Multimédia e Artes
(lic.multimedia-artes@upt.pt)

DAMG/ Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia

Licenciatura em Multimédia e Artes
(lic.multimedia-artes@upt.pt)

Preçário
Candidaturas + Matricula + Inscrição + Seguro
Candidatura 192€
isenta para antigos alunos (com curso que confere grau concluído na UPT)
Matrícula 353€
ato único por curso
Seguro escolar 36€

Inscrição

setembro valor isento no ato da matrícula
Fevereiro 203€

Candidatura*

192,00€

Matrícula

353,00 €

Seguro Escolar

36,00€

Inscrição

Setembro

Valor isento no ato da matrícula**

Fevereiro

203,00 €

*Isenção para antigos alunos (com curso superior concluído na UPT)
**A isenção será aplicada em fevereiro se o aluno apenas se inscrever no 2º semestre, no ano de inscrição

Plano de Pagamento Anual
Pagamento único 4249.07€
Em setembro

ou

Pagamento mensal 398.30€
11 prestações (setembro a julho)

Propina de Frequência (p/ 60 ECTS)

11 Prestações (setembro a julho)

Mensal

398,30 €

Desconto de 3% setembro

Único

4.249,07 €

Plano de Pagamento Semestral
Pagamento único 2146.44€
(desconto de 2% setembro ou fevereiro)

ou

Pagamento mensal 438.30€
setembro a janeiro ou fevereiro a junho

Propina de Frequência (p/ 30 ECTS)

5 Prestações (setembro a janeiro ou fevereiro a junho)

Mensal

438,30 €

Desconto de 2% setembro ou fevereiro

Semestral

2.146,44 €

Parte Curricular - Propina Mensal (5 meses)
Valor por ETCS 14.61€
Propina mínima obrigatória (10 ECTS) 146.10€

Valor por ECTS

14,61 €

Propina mínima obrigatória (10 ECTS)

Mensal

146,10 €

Estudantes Internacionais (1º ano)
Candidatura 192€

Cursos em Português

Matrícula 353.00€
Inscrição 203.00€
Propina anual 4249.07€

Cursos em inglês

Propina Anual 5400.00€

Candidatura

192,00 €

Cursos em Português

Matrícula

353,00 €

Inscrição

203,00 €

Propina Anual

4.249,07 €

Cursos em Inglês

Propina Anual

5.400,00 €

Provas de Ingresso

Podem candidatar-se ao Curso de Licenciatura em Multimédia e Artes da UPT através do Concurso Institucional, os titulares de curso de ensino secundário Português, que aprovaram um dos seguintes exames nacionais:

  • Desenho ou
  • Geometria Descritiva ou
  • Matemática

Cálculo da nota de acesso

  • 65% da nota de Ensino do Secundário
  • 35% da nota da Provas de Ingresso

Código
2500/L182

Podem candidatar-se ao Curso de Licenciatura em Multimédia e Artes da UPT através do Concurso Institucional, os titulares de curso de ensino secundário Português, que aprovaram um dos seguintes exames nacionais:
  • Desenho ou
  • Geometria Descritiva ou
  • Matemática

Cálculo da nota de acesso
  • 65% da nota de Ensino do Secundário
  • 35% da nota da Provas de Ingresso

Código 2500/L182
Condições Gerais de Candidatura

Ingresso pela 1ª vez no 1º Ciclo

Calendário 2024/2025
1ª Fase Início Fim
Candidatura à 1ª fase
17 de junho
26 de julho
Afixação dos resultados
31 de julho
Reclamações
31 de julho
1 de agosto
Matriculas e inscrições
2 de agosto
9 de agosto
2ª Fase (Vagas Sobrantes) Início Fim
Candidatura à 2ª fase
1 de agosto
16 de agosto
Afixação dos resultados
21 de agosto
Reclamações
21 de agosto
22 de agosto
Matriculas e inscrições
23 de agosto
30 de agosto
3ª Fase (Vagas Sobrantes) Início Fim
Candidatura à 3ª fase
22 de agosto
6 de setembro
Afixação dos resultados
11 de setembro
Reclamações
11 de setembro
12 de setembro
Matriculas e inscrições
13 de setembro
20 de setembro
Condições Gerais de Candidatura
  1.  Ser titular de um curso de ensino secundário, ou de habilitação legalmente equivalente;
  2. Realizar, no ano em curso, ou ter realizado nos últimos quatro anos, os exames nacionais correspondentes às provas de ingresso  exigidas para os diferentes cursos a que vai concorrer e ter obtido nessas provas uma classificação igual ou superior à classificação mínima fixada;
Provas de Ingresso
Geometria Descritiva ou História da Cultura e Artes ou Matemática
Português ou História ou Geografia
Matemática A ou Matemática A e Economia ou Matemática A e Português
História ou Geografia ou Português 
Física e Química e Matemática A
Matemática A ou Matemática A e Física e Química ou Matemática A e Português
Economia ou Português ou Matemática
Economia ou Português ou Matemática
Economia ou Português ou Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Desenho ou Geometria Descritiva ou Matemática
Geografia ou História ou Português
Português ou História ou Inglês
Matemática ou Economia
Português ou História ou Economia
Português ou Geografia ou Economia
Geometria Descritiva ou
História da Cultura e Artes ou
Matemática
Português ou
História ou
Geografia
Matemática A ou
Matemática A e Economia ou
Matemática A e Português
História ou
Geografia ou
Português 
Física e Química e Matemática A
Matemática A ou
Matemática A e Física e Química ou
Matemática A e Português
Economia ou
Português ou
Matemática
Economia ou
Português ou
Matemática
Economia ou
Português ou
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Desenho ou
Geometria Descritiva ou
Matemática
Geografia ou
História ou
Português
Português ou
História ou
Inglês
Matemática ou
Economia
Português ou
História ou
Economia
Português ou
Geografia ou
Economia
Documentos para Candidatura
  1. formulário de candidatura, devidamente preenchido;
  2. documento de identificação;
  3. fotografia recente;
  4. original ou cópia autenticada da Ficha ENES
Cálculo da Nota de Candidatura

A nota de candidatura é uma classificação na escala de 0 a 200, cujo resultado é arredondado às décimas.

Nota de Candidatura = (classificação do ensino secundário x 0.65) + (classificação da prova de ingresso x 0.35) – se for exigida uma prova de ingresso

Ou

Nota de Candidatura = (classificação do ensino secundário x 0.60) + (classificação da prova de ingresso1 x 0.20) + (classificação da prova de ingresso2 x 0.20) – se forem exigidas duas provas de ingresso

Estudantes titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português​

Para os estudantes titulares de cursos não portugueses legalmente equivalentes ao ensino secundário português, as provas de ingresso podem ser substituídas por exames finais de disciplinas daqueles cursos, nos termos do disposto no artigo 20.º-A do Decreto-Lei n.º 296-A/98, de 25 de setembro, na sua redação atualizada pelo Decreto-Lei n.º 90/2008, de 30 de maio. Mais Informações

Os candidatos que pretendam substituir as provas de ingresso por exames finais de disciplinas de cursos não portugueses legalmente equivalentes aos cursos do ensino secundário português, devem entregar, no ato da candidatura, os seguintes documentos:

  1. Requerimento em impresso de modelo a fixar pelo diretor-geral do ensino superior, solicitando a aplicação do regime consignado no artigo 20.º -A do Decreto -Lei n.º 296 -A/98, indicando quais os pares instituição/curso e provas de ingresso a abranger por tal aplicação; ver informação aqui.
  2. Documento comprovativo da titularidade do curso do ensino secundário não português indicando:
    1. A classificação final desse curso;
    2. As classificações obtidas nos exames das disciplinas desse curso que pretendem que substituam as provas de ingresso;
  3. Documento comprovativo da equivalência do curso referido na alínea 2) a um curso do secundário português, emitido pela autoridade legalmente competente para a atribuição da equivalência, incluindo a classificação final do curso.

Os documentos referidos na alínea 2) anterior devem:

  1. Ser emitidos pelas autoridades de educação do país de origem, mesmo tratando -se de habilitações obtidas em escolas estrangeiras em Portugal;
  2. Ser autenticados pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos pela autoridade diplomática ou consular portuguesa, ou trazer a apostilha da Convenção de Haia. O mesmo deve acontecer relativamente às traduções de documentos cuja língua original não seja a espanhola, a francesa ou a inglesa.
Calendário 2024/2025
1ª Fase
Apresentação das Candidaturas
23 de abril a 10 de maio
Afixação dos resultados
6 de junho
Reclamações
6 e 7 de junho
Matriculas e inscrições
11 a 21 de junho
2ª fase (vagas sobrantes)
Apresentação das Candidaturas
11 de junho a 12 de julho
Afixação dos resultados
5 de agosto
Reclamações
5 e 6 de agosto
Matriculas e inscrições
7 a 23 de agosto
3ª fase (vagas sobrantes)
Apresentação das Candidaturas
7 de agosto a 6 de setembro
Afixação dos resultados
30 de setembro
Reclamações
30 de setembro e 1 de outubro
Matriculas e inscrições
2 a 7 de outubro
Concurso especial para titulares de cursos superiores

Os titulares de um Curso Superior podem candidatar-se a um outro curso, através de uma candidatura por Concursos Especiais.

Documentos para Candidatura
  1. Documento de  identificação ou cartão do cidadão;
  2. Fotografia tipo passe;
  3. Original ou cópia autenticada do certificado de habilitações do curso de que é titular;
  4. Pedido de reconhecimento e creditação de competências (requerimento), de acordo com regulamento em vigor (incluindo conteúdos programáticos e cargas horárias das disciplinas às quais se pretenda solicitar equivalência e certificado discriminativo com as classificações obtidas)
  5. Curriculum Vitae detalhado, devidamente datado e assinado.
Calendário de Candidaturas de Titulares de Provas Maiores de 23 Anos​ 2024/2025
1ª Fase
Inscrição em Provas
8 a 26 de março
Sessão de Preparação
2 de abril (18h00)
Prova escrita
9 de abril (18h00)
Entrevista
até 10 de abril
Resultados da Prova
18 de abril
Reclamações do resultado da prova
19 a 22 de abril
Candidatura
23 de abril
Resultados da Candidatura
24 de abril
Reclamações Resultados da Candidatura
24 a 26 de abril
Matrículas
29 de abril a 7 de maio
2ª Fase (vagas sobrantes)
Inscrição em Provas
26 de abril a 10 de maio
Sessão de Preparação
16 de maio (18h00)
Prova escrita
23 de maio (18h00)
Entrevista
até 24 de maio
Resultados das Provas
5 de junho
Reclamações do resultado da prova
5 e 6 de junho
Candidatura
7 de junho
Resultados da Candidatura
11 de junho
Reclamações Resultados da Candidatura
11 e 12 de junho
Matrículas
13 a 21 de junho
3ª Fase (vagas sobrantes)
Inscrição em Provas
13 de junho a 1 de julho
Sessão de Preparação
5 de julho (18h00)
Prova escrita
12 de julho (18h00)
Entrevista
até 12 de julho
Resultados da Prova
22 de julho
Reclamações do resultado da prova
22 e 23 de julho
Candidatura
24 de julho
Resultados da Candidatura
25 de julho
Reclamações Resultados da Candidatura
25 e 26 de julho
Matrículas
29 de julho a 2 de agosto
4ª Fase (vagas sobrantes)
Inscrição em Provas
26 de julho a 30 de agosto
Sessão de Preparação
9 de setembro (18h00)
Prova escrita
13 de setembro (18h00)
Entrevista
até 13 de setembro
Resultados das Provas
18 de setembro
Reclamações do resultado da prova
18 e 19 de setembro
Candidatura
20 de setembro
Resultados da Candidatura
23 de setembro
Reclamações Resultados da Candidatura
23 e 24 de setembro
Matrículas
25 a 30 de setembro
Formulário para Inscrição em provas de acesso para Maiores de 23 anos
Documentação para a inscrição nas provas​
  • Certificado de Habilitações
  • Curriculum Vitae atualizado, datado e assinado, com a indicação do seu percurso escolar e profissional (dois exemplares). Modelo de Curriculum Vitae
  • Documento de identificação
  • Fotografia recente

Os documentos poderão ser enviados: por correio tradicional, dirigido ao Gabinete de Ingresso, por correio eletrónico para ingresso@upt.pt, ou entregues no Gabinete de Ingresso.

Meios de pagamento disponíveis​
  1. Cheque: emitido à ordem da Universidade Portucalense, CRL, fazendo-se acompanhar da identificação do remetente. Morada: Rua Dr António Bernardino de Almeida, nº 541. 4200-072 Porto
  2. Na tesouraria da Universidade

O valor do pagamento da inscrição nas provas (100€) será deduzido no valor de candidatura (192€), para quem efetivar a candidatura nos prazos indicados.

Documentação para a candidatura
  1. Pedido de reconhecimento e creditação de competências, de acordo com regulamento em vigor (caso pretenda solicitar equivalências).

E ainda, para candidatos que não tenham realizado as provas na Portucalense:

  1. Documento de identificação ou cartão do cidadão;
  2. Uma fotografia a cores atualizada;
  3. Original ou cópia autenticada do certificado das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos
  4. Informação sobre as provas (enunciado e outra informação que seja pertinente).

Reingresso/Mudança de Par Instituição/Curso

Nota: De acordo com a nova Portaria nº 181-D/2015 de 19 de junho, a mudança de curso e transferência foi substituída por um único regime denominado “mudança de par instituição/curso”.

Não é permitida a mudança de par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.

A mudança de par instituição/curso e o reingresso são requeridos à Direção dos Serviços de Ingresso e Apoio ao Estudante,  em modelo próprio.

Calendário 2024/2025

Calendário 2024/2025

1ª Época
Apresentação das Candidaturas
23 de abril a 10 de maio
Afixação dos resultados
6 de junho
Reclamações
6 e 7 de junho
Matriculas e Inscrições
11 a 21 de junho
2ª Época (vagas sobrantes)
Apresentação das Candidaturas
11 de junho a 12 de julho
Afixação dos resultados
5 de agosto
Reclamações
5 e 6 de agosto
Matriculas e Inscrições
7 a 23 de agosto
3ª Época (vagas sobrantes)
Apresentação das Candidaturas
7 de agosto a 6 de setembro
Afixação dos resultados
30 de setembro
Reclamações
30 de setembro e 1 de outubro
Matriculas e Inscrições
2 a 7 de autubro

De acordo com esta nova Portaria os requerimentos de reingresso e de mudança de par instituição/curso no decurso do ano letivo só podem ser aceites a título excecional, por motivos especialmente atendíveis, e desde que existam condições para a integração académica dos requerentes.

Documentação para a candidatura a mudança de Par Instituição/curso
  • Documento de identificação
  • Fotografia tipo passe
  • Ficha ENES relativa ao ano em que ingressou na instituição/curso
  • Original ou cópia autenticada do documento comprovativo da matrícula no estabelecimento de ensino de origem (com exceção dos candidatos da UPT) (*)

Se desejar solicitar equivalências:

  • Pedido de reconhecimento e creditação de competências, (Requerimento de Reconhecimento e Creditação de Competências) de acordo com regulamento em vigor (incluindo conteúdos programáticos e cargas horárias das disciplinas às quais se pretenda solicitar equivalência e certificado discriminativo com as classificações obtidas).
  • Certidão discriminada das unidades curriculares realizadas na instituição de ensino de origem (*)

(*) Estes documentos devem ser autenticados de acordo com legislação em vigor (Decreto-lei 28 de 13/03/2000).

Documentação para a candidatura a Reingresso
  • Documento de identificação;
  • Fotografia tipo passe;
  • Pedido de reconhecimento e creditação de competências (Requerimento de Reconhecimento e Creditação de Competências), de acordo com regulamento em vigor, caso pretenda solicitar equivalências a outras competências que não as adquiridas no curso para o qual reingressa.
Legislação aplicável

Os regimes especiais destinam-se aos estudantes que reúnam condições habilitacionais e pessoais específicas, identificadas em cada um dos regimes abaixo descritos, tratando-se de uma forma de acesso autónoma, distinta do Concurso institucional  e dos Concursos especiais.

Candidatura

A entrega da candidatura é efetuada, exclusivamente, de forma presencial, junto dos Gabinetes de Acesso ao Ensino Superior (GAES)ou, por via diplomática, de acordo com o regime especial a que o estudante se candidata, sendo necessário:

Boletim de candidatura – Assinado pelo estudante. Se o estudante for menor de idade o boletim deve ser assinado pelo titular do poder paternal ou tutor.

  • Documento de identificação/Cartão do Cidadão/Passaporte/Título de Residência, ou outros documentos oficiais, legalmente admissíveis;
  • Documento comprovativo da prévia anuência da Universidade Portucalense;
  • Documentação específica exigida para cada candidato dos regimes especiais
Prazos

Calendário dos regimes especiais

O prazo de candidatura decorre num período único, de acordo com o calendário aprovado por despacho do Diretor-Geral da DGES.

Legislação aplicável

Decreto-Lei nº 393-A/99, de 2 de outubro Regula os regimes especiais de acesso e ingresso no ensino superior
Portaria nº 854-B/99, de 4 de outubro Regulamento dos regimes especiais de acesso ao ensino superior
Decreto nº 1/97, de 03 de janeiro Convenção relativa ao estatuto das escolas europeias
Decreto-Lei nº 272/2009, de 1 de outubro Estabelece as medidas específicas de apoio ao desenvolvimento do desporto de alto rendimento e procede à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 393-A/99, de 2 de outubro

Titulares de Cursos de Dupla Certificação de Ensino Secundário e Cursos Artísticos Especializados

De acordo com o Decreto-Lei nº 11/2020 (https://dre.pt/application/conteudo/131016733), a Universidade Portucalense admite a concurso especial os candidatos titulares dos cursos de dupla certificação do ensino secundário e cursos artísticos especializados (diplomados de vias profissionalizantes).

Formulário de inscrição em prova

Calendário das Candidaturas

Calendário 2024/2025

1º fase
Inscrição em Provas
26 de abril a 10 de maio
Sessão de preparação
16 de maio (18h00)
Prova escrita
23 de maio (18h00)
Resultados das Provas
5 de junho
Reclamações do resultado das provas
5 a 6 de junho
Candidatura
7 de junho
Resultados da Candidatura
11 de junho
Reclamações Resultados Candidatura
11 e 12 de junho
Matriculas
13 a 21 de junho
2º fase (vagas sobrantes)
Inscrição em Provas
13 de junho a 1 de julho
Sessão de preparação
5 de julho (18h00)
Prova escrita
12 de julho (18h00)
Resultados das Provas
22 de julho
Reclamações do resultado das provas
22 e 23 de julho
Candidatura
24 de julho
Resultados da Candidatura
25 de julho
Reclamações Resultados Candidatura
25 e 26 de julho
Matriculas
29 de julho a 2 de agosto
3º fase (vagas sobrantes)
Inscrição em Provas
26 de julho a 30 de agosto
Sessão de preparação
9 de setembro (18h00)
Prova escrita
13 de setembro (18h00)
Resultados das Provas
18 de setembro
Reclamações do resultado das provas
18 e 19 de setembro
Candidatura
20 de setembro
Resultados da Candidatura
23 de setembro
Reclamações Resultados Candidatura
23 e 24 de setembro
Matriculas
25 a 30 de setembro
Documentação para a inscrição nas provas
  • Documento de identificação
  • Documento comprovativo da titularidade do Curso de Dupla Certificação de Nível Secundário ou de Curso Artístico Especializado.
  • Declaração sob compromisso de honra em como se encontra a concluir um curso de via profissionalizante, com indicação de qual a data da conclusão.

Estes documentos devem ser originais ou autenticados de acordo com legislação em vigor (Decreto-lei 28 de 13/03/2000).

Taxa de inscrição nas provas: 92,00 Euros

Só serão consideradas as inscrições em provas, para as quais tiver sido feito o respetivo pagamento.

Meios de pagamento disponíveis:

 

  • Cheque: emitido à ordem da Universidade Portucalense, CRL, fazendo-se acompanhar da identificação do remetente. Morada: Rua Dr António Bernardino de Almeida, nº 541. 4200-072 Porto
  • Na tesouraria da Universidade

O valor do pagamento da inscrição nas provas será deduzido no valor de candidatura, para quem efetivar a candidatura nos prazos indicados.

Quem pode candidatar-se

Podem realizar a candidatura no âmbito dos Concursos Especiais de Acesso e Ingresso os titulares de cursos de dupla certificação e artísticos especializados que se insiram nas áreas de educação e formação (CNAEF) com correspondência às áreas dos 1.º ciclos e mestrado integrado em Arquitetura a que se candidatam, previstas na tabela constante da Deliberação nº 860/2021de 16 de Agosto da CNAES

Os estudantes oriundos de vias profissionalizantes de nível secundário, considerando-se para esse efeito os titulares de:

  • cursos profissionais;
  • cursos de aprendizagem;
  • cursos educação e formação para jovens;
  • cursos de âmbito setorial da rede de escolas do Turismo de Portugal;
  • cursos artísticos especializados de dupla certificação do ensino secundário;
  • cursos artísticos especializados da área da música;
  • Cursos de formação profissional no âmbito do Programa Formativo de Inserção de Jovens da Região Autónoma dos Açores;
  • Cursos de Estado-Membro da União Europeia, legalmente equivalentes ao ensino secundário Português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, e conferentes do nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações;
  • Outros cursos não portugueses, legalmente equivalentes ao ensino secundário português, conferentes de dupla certificação, escolar e profissional, nas situações em que os candidatos em causa tenham nacionalidade portuguesa.
Provas de Avaliação de Conhecimentos a realizar na UPT
Os candidatos deverão realizar, na Universidade Portucalense, uma das Provas de Avaliação de Conhecimentos fixadas para o curso em que pretendem ingressar e que a seguir se apresentam:
1º Ciclo Multimédia e Artes
Desenho
1º ciclo Gestão da Hospitalidade
Inglês ou Português
1º ciclo Marketing
Marketing
1º ciclo Gestão
Economia
1º Ciclo Sistemas de Informação para a Gestão
Matemática
1º ciclo Engenharia Informática
Matemática
1º Ciclo Engenharia e Gestão Industrial
Matemática
1º ciclo Educação Social
Português
1º ciclo Turismo
Inglês ou Português
Mestrado Integrado Arquitetura e Urbanismo
Desenho
Avaliação da Candidatura

A avaliação da candidatura a um ciclo de estudos de licenciatura ou de mestrado integrado implica avaliação da capacidade para a frequência dos mesmos, nos seguintes termos:

  • Ponderação de 50%: classificação final do curso obtido pelo estudante;
  • Ponderação de 20%: classificações obtidas nas provas de avaliação/aptidão;
  • Ponderação de 30%: classificação da prova de ingresso, realizada na Universidade Portucalense.
Nota final de candidatura

Na determinação da nota final de candidatura observar-se-á a seguinte fórmula:

NFC = (CFC * 0,5) + (CPF * 0,2) + (CPAC * 0,3)

Em que:
NFC corresponde à Nota Final de Candidatura;
CFC corresponde à Classificação Final do Curso
CPF corresponde à Classificação da Prova Final
CPAC se refere à Classificação das Provas de Avaliação de Conhecimentos

O acesso e ingresso ao abrigo do concurso especial a que se refere o presente artigo depende da obtenção pelo candidato de classificações iguais ou superiores a 95 pontos, na escala de 0 a 200 pontos, em cada um dos elementos de avaliação referidos no parágrafo anterior.

Cursos a que se podem candidatar
  • 1º ciclo de estudos em Educação Social
  • 1º ciclo de estudos em Engenharia e Gestão Industrial
  • 1º ciclo de estudos em Engenharia Informática
  • 1º ciclo de estudos Gestão
  • 1º ciclo de estudos Gestão da Hospitalidade
  • 1º ciclo de estudos Marketing
  • 1º ciclo de estudos Multimédia e Artes
  • 1º ciclo de estudos Sistemas de Informação para a Gestão
  • 1º ciclo de estudos Turismo
  • Mestrado Integrado Arquitetura e Urbanismo
Documentação para a candidatura
  • Boletim de candidatura
  • Documento de identificação
  • Fotografia recente
Caso o candidato tenha realizado prova de aptidão ou avaliação final, noutra Instituição de Ensino Superior deve apresentar ainda:
  • Documento comprovativo da titularidade da habilitação com que concorre, com indicação da classificação final de curso obtida;
  • Documento comprovativo das classificações obtidas na prova de aptidão ou avaliação final, consoante o curso de que o candidato é titular.
Os candidatos que concorrem com a titularidade do diploma estrangeiro de curso de ensino secundário do respetivo país ou nele obtido, para além dos documentos referidos, devem ainda anexar à sua candidatura:
  • Documento comprovativo da titularidade do curso do ensino secundário obtido no país respetivo com indicação da respetiva classificação final obtida;
  • Declaração, emitida pelos serviços oficiais de educação do país respetivo, atestando que a habilitação secundária de que são titulares é conferente de dupla certificação, escolar e profissional e correspondente ao nível 4 de qualificação do Quadro Europeu de Qualificações, ou certificado de equivalência ao ensino secundário português emitido pela entidade nacional competente;
  • Declaração explicativa da escala de classificações, quando esta seja diferente do sistema português (0-20 valores, nota positiva a partir de10), emitida pela instituição de ensino onde o grau foi obtido
Os documentos referidos, devem ser traduzidos para português ou inglês, sempre que não forem emitidos em português, inglês, francês ou espanhol e visados pelo serviço consular ou apresentados com a aposição da Apostila de Haia pela autoridade competente do Estado de onde é originário o documento.
Contactos

Gabinete de Ingresso

As questões relativas à candidatura podem ser colocadas por:
email (ingresso@upt.pt) ou
telefone (800 270 201)

Eventos 2021/22

workshop

PRÁTICAS EMERGENTES DAS ARTES

Emília Simão

workshop

MONOTIPIA E COR

Damião Matos

visitas de estudo

CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA

Frederico Dinis
Emília Simão

visitas de estudo

MUSEU DO VITRAL

Telma Ribeiro
Emília Simão

visitas de estudo

SÉ DO PORTO

Telma Ribeiro
Emília Simão

exposição

EXPOSIÇÃO I WAS HERE_with her #1

Frederico Dinis

exposição

COMPOFESTIVAL, FENOMENOLOGIAS EXTRATERRESTRES

Damião Matos

exposição

EXPOSIÇÃO I WAS HERE_with her #2

Frederico Dinis

exposição

ENTRE O FÍSICO E O DIGITAL

Henrique Silva
Emília Simão

exposição

MOSTRA DE TRABALHOS DOS ALUNOS DE MULTIMEDIA E ARTES

Telma Ribeiro
Emília Simão

PARCEIROS

Voltar ao topo