Universidade Portucalense – Infante D. Henrique
Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment
“Apenas as instituições com um elevado nível de digitalização podem obter maiores benefícios com a implementação de projetos de Business Intelligence (BI)”, defendem os investigadores Abílio Cardoso, Filomena Castro Lopes e Paula Morais.
O aumento da competitividade das organizações é hoje alavancado pela informação de qualidade que permite a tomada de decisões informadas e fundamentadas. Nesse sentido, as Instituições de Ensino Superior têm vindo a implementar sistemas de BI que permitam conhecer melhor a instituição, nas suas diferentes vertentes, e contribuir para a sua melhoria contínua.
Na Universidade Portucalense, este projeto, desenvolvido pelos investigadores Abílio Cardoso, Filomena Castro Lopes e Paula Morais, está a utilizar uma metodologia de Design Science Research, partindo da identificação dos KPIs (indicadores-chave de desempenho) e dos fatores críticos de sucesso para a implementação de um sistema deste tipo.
“Na literatura, há dois fatores críticos de sucesso a realçar nos sistemas de BI: a integração dos sistemas e a qualidade dos dados. Neste projeto, a integração não foi um problema, mas a qualidade dos dados é na realidade um fator crítico de sucesso”.
Referem que algumas recomendações já emergiram: “As instituições devem definir políticas para minimizar os problemas de dados, como por exemplo, sempre que possível, a tipificação dos dados. Mas, para implementar com sucesso um projeto de BI, é necessário também que o CIO (Chief Information Officer), ou seja o responsável pela Tecnologia da Informação, crie políticas mais holísticas relativamente à qualidade dos dados. Contudo, o problema não está apenas ao nível do CIO, sendo também necessário consciencializar e responsabilizar os utilizadores dos diferentes sistemas operacionais pela qualidade dos dados”.
Destacam ainda que “a componente social é crucial para o sucesso da implementação deste tipo de sistemas, sendo necessário o envolvimento e a formação dos utilizadores. Adicionalmente, a falta de informação em suporte digital não permite a integração das informações e, consequentemente, o alcance de KPI”.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-necessary | 1 ano | Definido pelo plugin GDPR Cookie Consent, este cookie é utilizado para registar o consentimento do utilizador para os cookies na categoria "Necessário" . |
CookieLawInfoConsent | 1 ano | Regista o estado por defeito do botão da categoria correspondente & o estado do CCPA. Funciona apenas em coordenação com o cookie primário. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 meses e 27 dias | Um cookie definido pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o utilizador obtém a nova ou antiga interface do leitor. |
YSC | sessão | O cookie YSC é colocado pelo Youtube e é utilizado para acompanhar as vistas dos vídeos incorporados nas páginas do Youtube. |
yt-remote-connected-devices | nunca | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do utilizador utilizando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt-remote-device-id | nunca | O YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do utilizador utilizando o vídeo do YouTube incorporado. |
yt.innertube::nextId | nunca | Este cookie, definido pelo YouTube, regista uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o utilizador tenha visto. |
yt.innertube::requests | nunca | Este cookie, definido pelo YouTube, regista uma identificação única para armazenar dados sobre os vídeos do YouTube que o utilizador tenha visto. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
CONSENT | 2 anos | O YouTube define este cookie através do youtube-videos incorporado e regista dados estatísticos anónimos. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
pll_language | 1 ano | O cookie pll _language é utilizado por Polylang para lembrar a língua selecionada pelo utilizador quando regressa ao website, e também para obter a informação da língua quando não disponível de outra forma. |