Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

A informação de qualidade é a base da melhoria contínua

“Apenas as instituições com um elevado nível de digitalização podem obter maiores benefícios com a implementação de projetos de Business Intelligence (BI)”, defendem os investigadores Abílio Cardoso, Filomena Castro Lopes e Paula Morais.

O aumento da competitividade das organizações é hoje alavancado pela informação de qualidade que permite a tomada de decisões informadas e fundamentadas. Nesse sentido, as Instituições de Ensino Superior têm vindo a implementar sistemas de BI que permitam conhecer melhor a instituição, nas suas diferentes vertentes, e contribuir para a sua melhoria contínua.

Na Universidade Portucalense, este projeto, desenvolvido pelos investigadores Abílio Cardoso, Filomena Castro Lopes e Paula Morais, está a utilizar uma metodologia de Design Science Research, partindo da identificação dos KPIs (indicadores-chave de desempenho) e dos fatores críticos de sucesso para a implementação de um sistema deste tipo.

“Na literatura, há dois fatores críticos de sucesso a realçar nos sistemas de BI: a integração dos sistemas e a qualidade dos dados. Neste projeto, a integração não foi um problema, mas a qualidade dos dados é na realidade um fator crítico de sucesso”.

Referem que algumas recomendações já emergiram: “As instituições devem definir políticas para minimizar os problemas de dados, como por exemplo, sempre que possível, a tipificação dos dados. Mas, para implementar com sucesso um projeto de BI, é necessário também que o CIO (Chief Information Officer), ou seja o responsável pela Tecnologia da Informação, crie políticas mais holísticas relativamente à qualidade dos dados. Contudo, o problema não está apenas ao nível do CIO, sendo também necessário consciencializar e responsabilizar os utilizadores dos diferentes sistemas operacionais pela qualidade dos dados”.

Destacam ainda que “a componente social é crucial para o sucesso da implementação deste tipo de sistemas, sendo necessário o envolvimento e a formação dos utilizadores. Adicionalmente, a falta de informação em suporte digital não permite a integração das informações e, consequentemente, o alcance de KPI”.

A informação de qualidade é a base da melhoria contínua
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