O Metro do Porto estima atingir 150 milhões de clientes em 2030. Este é um dos objetivos definidos pela empresa para acelerar a Região, revelou Tiago Braga, Presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, no dia 21 de junho, no Ciclo de Seminários “Os Caminhos do Desenvolvimento”.
Nesta sessão, o gestor partilhou o projeto de expansão da rede que está a ser realizado para captar utilizadores do transporte individual para o transporte público, assegurando que, para cumprir este desiderato, é necessário assegurar cinco atributos: “pontualidade, regularidade, frequência, conforto e intermodalidade.”
Tiago Braga acredita que o crescimento da rede de transportes públicos é essencial para as cidades combaterem o trânsito e para alcançarem as metas de descarbonização. “Não é possível continuar a ter uma área metropolitana em que se consome diariamente, em média, 70 minutos no trânsito”, frisou.
Abordou, também, a dimensão social da Metro do Porto que, na sua perspetiva, “é mais do que uma empresa”, na medida em que “constrói comunidade”, exemplificando com a construção de estações, projetadas e desenvolvidas por arquitetos de referência, como Álvaro Siza Vieira, que são “ágoras”, enquanto lugares de cultura, encontro e partilha.