Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Inclusão e Diversidade

Se tem alguma incapacidade, e provem de um país da EU ou do EEE, poderá indagar na sua Universidade sobre a subvenção extra Erasmus a que pode candidatar-se. A título de exemplo, partilha-se a informação a que um estudante português pode aceder, através da Direção Geral do Ensino Superior:

Ação-Chave I – Mobilidade individual para fins de aprendizagem no âmbito do Ensino Superior | DGES

Subvenção adicional

Para as suas necessidades de acesso durante a sua mobilidade, pode solicitar uma bolsa Erasmus+ para estudantes e pessoal com condições físicas, mentais ou relacionadas com a saúde, para além da bolsa Erasmus+ regular de estudo ou estágio ou bolsa de mobilidade de pessoal. Na preparação da sua mobilidade Erasmus+, deverá indicar as suas necessidades e os custos adicionais previstos ligados às suas condições físicas, mentais ou relacionadas com a saúde, a fim de solicitar a bolsa de apoio a necessidades especiais Erasmus+.

Quais são as suas necessidades de acesso?

As áreas que podem ser elegíveis para apoio ligado à sua mobilidade Erasmus+, de acordo com as suas necessidades individuais, incluem, entre outras:

alojamento adaptado
assistência em viagem
atendimento médico
equipamento de apoio
adaptação de material de aprendizagem
uma pessoa acompanhante, etc.

Como candidatar-se?

Ao preparar o seu período de mobilidade Erasmus +, enquanto participante com problemas físicos, mentais ou de saúde, deve indicar quais são as suas necessidades e qual o montante dos custos adicionais para poder candidatar-se à ajuda Erasmus + para necessidades especiais com o apoio da sua instituição de ensino superior de origem.
Deve também informar-se junto do coordenador Erasmus + da sua instituição de ensino superior de origem sobre o procedimento de candidatura (prazo, onde obter o formulário de candidatura, para onde o enviar, etc.).
A instituição de ensino superior e/ou a agência nacional avaliará a sua candidatura e decidirá o montante adicional que pode receber.
Não hesite em contactar o Gabinete de Relações Internacionais incoming@upt.pt ou o Serviço de Apoio ao Estudante gae@upt.pt para confirmar o tipo de apoio que poderá encontrar no seu caso.

Protecção de dados

Os dados pessoais são confidenciais e só serão tratados no que diz respeito à sua candidatura e participação no programa Erasmus+ de acordo com a legislação nacional.

Contacto: [pessoa de contacto]

[Endereço de e-mail]

[número de telefone]

[departamento/escritório]

Mais informações

Voltar ao topo