Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Capacitar docentes para aumentar a motivação dos estudantes

A docente Sandra Fernandes integra o projeto “+Sucesso@UPortucalense”, iniciado em setembro do ano passado e com conclusão prevista para setembro do próximo ano. Durante este período de dois anos, assume a coordenação da capacitação docente, dinamizando um plano formativo que totaliza 60 horas.

 

Comunica UPT: Quais as motivações que estão na base da criação do Eixo 1 “Capacitação Docente” do projeto “+Sucesso@UPortucalense”?

Sandra Fernandes: O principal objetivo é reforçar a qualidade do ensino superior através da valorização do corpo docente. Este eixo assenta em três motivações fundamentais. Primeiro, promover a inovação pedagógica, capacitando os docentes para a adoção de metodologias centradas no estudante, como a aprendizagem baseada em projetos ou a sala de aula invertida. Segundo, valorizar o papel ativo dos estudantes no seu percurso académico, incentivando competências como o pensamento crítico, a autonomia e a colaboração. Terceiro, estimular a utilização de tecnologias e recursos digitais no processo de ensino-aprendizagem, de forma a potenciar o envolvimento e a personalização da aprendizagem. Para concretizar estes objetivos, foram desenvolvidas diversas iniciativas, incluindo ações de formação em metodologias ativas, sessões de informação sobre a adaptação dos estudantes no primeiro ano, seminários e workshops, projetos de colaboração entre docentes e a criação de comunidades de prática, bem como a atribuição de um Prémio de Boas Práticas de Inovação Pedagógica.

 

Ao nível da capacitação, quais as áreas que têm sido mais trabalhadas e porquê?

As áreas mais trabalhadas têm sido aquelas relacionadas com metodologias de ensino centradas na aprendizagem e na participação ativa dos estudantes, com forte componente digital. A aposta na capacitação digital dos docentes é estratégica, uma vez que a tecnologia assume um papel cada vez mais relevante no ensino superior, contribuindo para práticas pedagógicas mais flexíveis, inclusivas e eficazes.

 

Qual tem sido o feedback dos docentes?

O feedback dos docentes tem sido, de forma geral, muito positivo. Os participantes valorizam particularmente a qualidade das formações e a sua aplicabilidade prática no contexto das suas unidades curriculares. Destacam também a importância de poderem partilhar experiências com colegas e o interesse pelos temas abordados, sobretudo aqueles relacionados com a inovação pedagógica e a utilização estratégica de ferramentas digitais. Esta resposta positiva tem-se traduzido numa elevada taxa de satisfação e numa procura por novas ações, contribuindo para práticas pedagógicas mais flexíveis, inclusivas e eficazes.

 

Como será realizada a avaliação deste eixo?

A avaliação será efetuada através da recolha de dados junto dos docentes participantes nas ações de formação realizadas. No final de cada uma das ações de formação, é recolhido o feedback dos docentes sobre a sua satisfação com a formação através de um inquérito por questionário online. Os formadores fornecem também um relatório de avaliação sobre a participação dos formandos, pontos fortes e sugestões de melhoria futura. A avaliação dos resultados deste eixo será também efetuada através da análise de conteúdo de elementos estruturantes do processo de ensino e aprendizagem, como é o caso das Fichas de Unidade Curricular, a publicação de materiais pedagógicos e a análise de outros documentos institucionais como o Relatório de Atividade Individual Docente e o Sistema de Avaliação de Desempenho, no que diz respeito aos indicadores relacionados com a participação em projetos pedagógicos.

 

Quais são os resultados esperados?

Esperamos alcançar um conjunto de resultados que contribuam para uma melhoria sustentada da qualidade do ensino na Universidade Portucalense. Em primeiro lugar, pretende-se reforçar as competências pedagógicas dos docentes, com particular foco em práticas centradas no estudante e na adoção de metodologias inovadoras. Esta capacitação deverá traduzir-se numa transformação gradual das práticas de ensino, com impacto direto na qualidade da aprendizagem. Paralelamente, procuramos estimular uma maior colaboração entre os docentes, através da criação e dinamização de comunidades de prática, promovendo a partilha de experiências e a construção conjunta de conhecimento. Espera-se, ainda, que estas mudanças pedagógicas conduzam a um aumento da motivação e do envolvimento dos estudantes, graças às experiências de aprendizagem mais interativas, personalizadas e significativas. Por fim, este eixo visa também valorizar e reconhecer o trabalho dos docentes, contribuindo para uma cultura institucional orientada para a excelência pedagógica e para o desenvolvimento profissional contínuo.

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