A Aula Magna acolheu, no dia 11 de abril, as V Jornadas Open Source, um evento que reuniu cerca de 150 profissionais da área da informação e da documentação de instituições de todo o país.
Organizadas, em parceria, pela Universidade Portucalense e pelas Delegações Norte e Centro da BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, as Jornadas propuseram-se refletir sobre a interseção entre as tecnologias Open Source e a Inteligência Artificial (IA) na gestão da informação e do conhecimento, nomeadamente em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação.
O programa contou com um conjunto diversificado de comunicações, painéis temáticos, oradores convidados, momentos de demonstração de boas práticas e uma mesa redonda final, que permitiu aos participantes debater os desafios, as preocupações e as oportunidades resultantes da incorporação destas tecnologias nos contextos informacionais.
Destacam-se as intervenções dos oradores convidados, bem como a apresentação de projetos inovadores na área. Durante o evento, esteve ainda patente a exposição intitulada Variantes: uma homenagem à BD Portuguesa, da Bedeteca do Porto.
As 5as Jornadas Open Source afirmaram-se, uma vez mais, como um espaço privilegiado de partilha, reflexão e construção colaborativa de conhecimento, reforçando o papel das comunidades profissionais na construção de soluções abertas e éticas para a gestão da informação.