Estão abertas as inscrições para o Short Master em Mobilidade Urbana Sustentável, até dia 5 de junho de 2026.
Período de Candidatura
- 1ª Fase: 12 de novembro a 10 de janeiro
- 2ª Fase: 11 de janeiro s 28 de fevereiro
O objetivo de vivermos num território mais saudável, preservando as opções de desenvolvimento das próximas gerações, requer a melhoria do ordenamento urbano e a adaptação às alterações climáticas. Este desígnio convoca o planeamento para a integração da natureza nas cidades, a mistura de usos e a regulação da mobilidade, que é um dos indicadores a monitorizar nas agendas municipais, pela sua contribuição para a emissão de gases com efeito de estufa.
Em termos gerais, podemos dizer que a mobilidade sustentável é aquela que reduz a dependência do automóvel nas deslocações diárias e potencia a utilização de modos suaves ou coletivos. Para tal, será necessário evitar a expansão urbana, reduzir os riscos ambientais e misturar as atividades, elementos que convergem para um desenvolvimento mais equilibrado.
Na gestão das cidades, é importante valorizar o desenho urbano, para assim melhorar o ambiente dos bairros, sempre através da participação da população residente. Deveremos favorecer os corredores ecológicos e a conexão dos espaços públicos, atendendo à escala humana, para desse modo qualificar a vida comunitária.
Ainda hoje, em certas áreas urbanas, o ambiente para o cidadão é extremamente hostil, devido a um desenho urbano inadequado, quando orientado para o tráfego automóvel. Este curso visa promover projetos integrados para a melhoria da mobilidade, da gestão do ambiente urbano, da acessibilidade universal e da qualificação das cidades.