Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Summer School promoveu desenvolvimento académico e pessoal e profissional

Alexandra Araújo, coordenadora da “Summer School +Sucesso: Programa de Excelência para a Excelência”, não tem dúvidas: “Constituiu uma verdadeira alavanca para o sucesso académico e a construção de um perfil pessoal e profissional mais completo e preparado para os desafios do século XXI”.

Comunica UPT: Qual o balanço que faz da primeira edição da Summer School +Sucesso: Programa de Excelência para a Excelência”?

Alexandra Araújo: Esta primeira edição teve um impacto extremamente positivo no desenvolvimento académico e pessoal dos estudantes participantes. Ao longo de três dias intensivos, proporcionou-se uma experiência formativa verdadeiramente diferenciadora, que ultrapassou o modelo tradicional de ensino e contribuiu de forma decisiva para a construção de trajetórias de sucesso. Os temas abordados nos workshops foram cuidadosamente selecionados, com o objetivo de dotar os participantes de ferramentas práticas e reflexivas, promovendo a sua autonomia, motivação e preparação para os desafios académicos e profissionais.

Pode, por favor, exemplificar?

No workshop “Escuta ativa e comunicação efetiva”, os estudantes desenvolveram competências fundamentais para o trabalho em equipa, liderança e relações interpessoais mais eficazes e empáticas. Já a ação “Estudar bem, viver melhor” realçou a importância de hábitos saudáveis e gestão equilibrada do tempo e bem-estar como pilares essenciais para o sucesso académico. A sessão dedicada à “Inteligência Emocional” promoveu o autoconhecimento, a gestão das emoções e a resiliência perante desafios académicos e pessoais. O workshop “Liderança académica e social” incentivou o sentido de responsabilidade cívica e o protagonismo transformador, desafiando os estudantes a assumirem um papel mais ativo nas suas comunidades. Já a abordagem de “Design Thinking” estimulou a criatividade e a capacidade de resolução de problemas de forma inovadora, competências cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. 

Qual foi o feedback global dos estudantes?

De acordo com os resultados do inquérito de avaliação, a iniciativa foi amplamente valorizada. Destacaram, em particular, o contributo para o desenvolvimento de competências transversais – as chamadas soft skills – e o impacto positivo na motivação académica. Os estudantes reconheceram a relevância dos temas abordados, a qualidade e disponibilidade dos formadores, o equilíbrio do programa e o ambiente acolhedor que favoreceu a participação ativa. A iniciativa foi ainda considerada útil para promover a reflexão sobre o percurso académico e as escolhas futuras. No geral, os participantes indicaram que a “Summer School” superou as suas expectativas, tendo tido um impacto significativo tanto a nível pessoal como académico.

Quais as atividades mais valorizadas pelos estudantes e porquê?

Os workshops foram especialmente valorizados pela sua aplicabilidade prática, qualidade dos conteúdos e dinamismo das sessões. Sublinharam, também, os momentos de partilha com os alumni e formadores externos, nomeadamente a intervenção do fundador da U.Dream, como fontes de inspiração que os motivaram a refletir sobre os seus próprios caminhos e objetivos. Foi também valorizada a interação entre colegas de diferentes cursos, que fomentou o espírito de equipa, o sentimento de pertença e a troca de experiências. A componente prática das atividades e o ambiente informal, mas focado, foram apontados como fatores que contribuíram para uma aprendizagem mais envolvente e significativa.

Summer School promoveu desenvolvimento académico e pessoal e profissional
Voltar ao topo