Nos meses de junho e julho, a Universidade Portucalense participou no Blended Intensive Programme (BIP) “Innovating from tradition. Strategies for the Reinterpretation of Vernacular Techniques for a Sustainable Future”, no âmbito do programa Erasmus+.
O programa reuniu cerca de 40 participantes de universidades de Portugal, Espanha e Itália – Universidade Portucalense, Universidade de Aveiro, Università degli Studi della Campania “Luigi Vanvitelli”, Universidad de Alcalá, Universitat Politècnica de Catalunya (UPC), Universidad de Granada (UGR) e Università degli Studi “G. d’Annunzio” di Chieti.
Em Vila Nova de Cerveira, os participantes realizaram visitas orientadas ao Castelo e ao Museu Bienal de Cerveira, envolvendo-se em sessões teóricas e práticas. As atividades incluíram a definição de condições de projeto no Castelo, sessões temáticas sobre património e sustentabilidade, e um taller de fabrico de telhas com técnicas tradicionais.
Na fase seguinte, o grupo reuniu-se na Universidade Portucalense para continuar o desenvolvimento das propostas. Foram realizadas sessões teóricas adicionais e trabalhos práticos de aprofundamento, culminando numa apresentação pública dos projetos arquitetónicos desenvolvidos.
A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira e a colaboração da Fundação Bienal de Arte de Cerveira, que acolheu parte das atividades. Esta ação integra-se no Plano de Ação Local do projeto europeu ArchEthics (programa URBACT), centrado na revalorização do Castelo de Cerveira através de possíveis intervenções arquitetónicas.