Sociedade de debates UPT

A Sociedade de Debates da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (SDUPT) é uma associação sem fins lucrativos, com sede nas instalações da Universidade Portucalense Infante D. Henrique (UPT), fundada no ano letivo de 2019/2020 e liderada por estudantes desta instituição de ensino.

À semelhança das suas congéneres, o seu âmbito prende-se com o Debate Competitivo Universitário, e organiza atividades intrinsecamente ligadas à argumentação, retórica e capacidade de improviso, ao desenvolvimento do pensamento crítico, discurso em público e comunicação, abordando temas considerados pertinentes e importantes da atualidade, que resultam num enriquecimento intelectual e cultural.

            De momento, a SDUPT conta com cerca de dois anos de existência e com 64 Associados inscritos, todos eles alunos da UPT, afetos a licenciaturas das demais áreas de ensino.

Missão

Promover o pensamento e espírito crítico, a democracia, a argumentação e retórica e o discurso em público e, consequentemente, o enriquecimento científico e inteletual dos Associados, através de uma conduta civilizada e respeitadora inerente às atividades realizadas.

Visão

Elevar a SDUPT como verdadeira referência associativista no contexto interno, com uma presença ativa e próxima dos alunos da UPT, e uma conduta dignificadora da instituição de ensino que a alberga e possibilitou a sua existência.

Um paradigma diferente, que priorize o verdadeiro interesse dos alunos da UPT numa dinâmica que verse sobre as demais áreas de ensino e, consequentemente, se reflita num aumento do número de Associados da SDUPT.

Valores

  • Liberdade – De expressão e opinião, imperando sempre uma postura adequada e civilizada para o efeito.
  • Independência – De quaisquer ideologias e organizações, sejam elas políticas, religiosas ou afins.
  • Igualdade De género e de oportunidade.
  • Solidariedade – Como reflexo do espírito de equipa, do entrosamento e da coordenação inerentes a este núcleo estudantil.
  • Transparência – Imperativa em qualquer cultura democrática e organizacional, e símbolo de confiança e profissionalismo.
  • Tolerância – Relativamente a opiniões e argumentos contrários, bem como à diversidade nos diferentes contextos.

 

Equipa

Mesa da Assembleia Geral

Rodrigo Durana

Presidente

Catarina Ferreira

Vice-Presidente

Rita Lúcio

Secretária

Direção

Paulo Gandra

Presidente

Afonso Oliveira

Vice-Presidente

Filipe Marques

Tesoureiro

Rute Delindro

Secretária-Geral

Leandro Braga

Vogal

Conselho Fiscal

Diogo Silva

Presidente

Diogo Sousa

Vice-Presidente

Matilde Santos

Secretária

Voltar ao topo