A Universidade Portucalense assinala o Dia Mundial da Justiça Social, a 25 de fevereiro, com a realização da mesa-redonda “Narrativas que Excluem – Fake News, Desumanização e Desafios à Justiça Social”, às 11h, no auditório 201.
O encontro propõe uma reflexão crítica sobre o papel da desinformação na produção e reprodução de desigualdades sociais. A circulação de conteúdos falsos, enviesados ou manipulados tem vindo a afetar de forma particularmente gravosa grupos em situação de vulnerabilidade, influenciando perceções públicas, decisões políticas e dinâmicas de inclusão social.
A partir de exemplos concretos e de contributos das áreas das Ciências Sociais, Psicologia e Comunicação, serão analisados os mecanismos de produção e disseminação da desinformação, bem como os seus impactos sociais e humanos.
O debate será moderado por Elsa Guedes Teixeira, coordenadora da Licenciatura em Educação Social, e contará com a participação de Ana Tulha, jornalista da Notícias Magazine; Isabel Rocha Pinto, professora associada da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; e Maria José Vicente, socióloga e coordenadora nacional da Rede Europeia Anti-Pobreza.
Organização: Cultura@Portucalense e Departamento de Psicologia e Educação.