Jorge Moreira, diretor comercial da VICAIMA, estudou Gestão na Universidade Portucalense. Considera que “é a interação com os colegas de trabalho e chefias que permite adquirir competências reais de gestão”. Diariamente tem uma rotina: “meditar e refletir sobre as soluções para os problemas”.
Comunica UPT: Em que ano entrou na Universidade Portucalense e quais as razões que o levaram a escolher estudar Gestão?
Jorge Moreira: Entrei na Universidade Portucalense em 1995, e frequentei a licenciatura de Gestão porque sempre gostei de compreender a dinâmica de uma empresa no seu todo.
Quando escolheu Gestão em que áreas e/ou empresa sonhava trabalhar?
O meu objetivo era trabalhar na empresa familiar do meu pai.
Como viveu estes anos académicos?
Os anos académicos são, sem dúvida, os melhores anos da nossa vida. São anos intensos e que passam rapidamente. São anos de aprendizagem que vão para além da vertente académica. As pessoas que conhecemos, as relações que criámos, as experiências que vivemos, sejam de euforia ou aflição, como acontece nos momentos de avaliação, tudo isso nos faz crescer e faz com que a nossa bagagem seja bem maior e mais apetrechada quando chegamos ao final desse ciclo.
Como viveu esses anos académicos?
Foram momentos de aprendizagem contínua, com grande entusiasmo e alguma diversão pelo caminho.
Um momento da vida académica que nunca esqueceu?
Durante esse período, surgiu a possibilidade de ter uma experiência de estudo no estrangeiro durante seis meses. Na altura não aceitei, o que me fez carregar alguma mágoa.
Atualmente, qual o desafio que está a abraçar?
Atualmente estou também no Aeroporto do Porto, mas no Departamento de Passageiros da Portway, onde faço o ‘check-in’ e as portas de embarque.
Como decorreu o seu percurso profissional?
O meu percurso profissional tem sido marcado por uma evolução permanente em diferentes setores de atividade.
Um momento da sua vida profissional que tenha sido decisivo e porquê?
Quando aceitei a proposta de assumir a Direção Comercial de uma empresa industrial, a convite de um consultor/mentor da empresa.
Na VICAIMA, quais as são as suas responsabilidades diariamente. O que está a fazer em concreto?
A minha função é de Area Sales Manager, por um lado potenciando a carteira de clientes atual, por outro, trabalhando na prospeção.
Que competências o curso lhe deu e que foram fundamentais para este desafio profissional?
Destaco o desenvolvimento de capacidades analíticas.
O que o surpreende na VICAIMA?
A versatilidade da empresa e a clareza na sua estratégia, que se estende desde o ‘Top Management’ até ao operador da produção.
Que ensinamentos a pandemia lhe trouxe?
A pandemia ensinou-me que devemos ter uma mente aberta para gerir as alterações constantes e devemos apostar no desenvolvimento da gestão emocional. Ter sentido de planeamento, mas não rigidez na concretização dos objetivos, ou seja, estar em constante mutação, é outro ensinamento.
Tem algumas rotinas diárias que não abre mão? Se sim, quais?
Sim. Meditar e refletir nas soluções para os problemas que se enfrentam.
Que conselho deixa aos estudantes finalistas para o sucesso no mercado de trabalho?
Ter a humildade para compreender que a licenciatura apenas nos prepara de forma teórica, uma vez que é a interação com os colegas de trabalho, e as respetivas chefias, que nos permite adquirir competências reais de gestão. Apostar na formação contínua é outro conselho que deixo.
Idade: 45 anos
Hobbies: Leitura, desporto e estudar.
Um livro: “O Novo Gestor-Minuto”, de Ken Blanchard.
Uma app: Google Keep.
Lema de vida: Ser persistente.
Uma pessoa que a inspire e porquê: Peter Drucker, considerado o “pai” da gestão. lugar onde vive:São João da Madeira.