Universidade Portucalense – Infante D. Henrique

Universidade Portucalense Infante D. Henrique is a cooperative higher education and scientific research establishment

Universidade Portucalense participa ativamente no Encontro Nacional de Intervenção em Património

A Universidade Portucalense participou na organização do “Encontro Nacional de Intervenção em Património: Formação e Qualificação”, promovido pelo ICOMOS, que decorreu em Coimbra, no dia 18 de janeiro. 

Mariana Correia, Diretora do Departamento de Arquitetura e Multimédia – Gallaecia e Presidente eleita do Conselho Consultivo do ICOMOS, moderou a sessão dedicada à formação em Património, onde foram apresentados os dados atuais relativos à formação universitária, pós-universitária e técnica profissionalizante em Património, Arquitetura, Engenharia, Conservação e Restauro. Os docentes do Departamento de Arquitetura e Multimédia – Gallaecia, também presentes, contribuiram ativamente nos debates, realçando o importante papel das equipas multidisciplinares, para de modo informado, consistente e bem fundamentado, intervirem rigorosamente em património.

Este Encontro Nacional desafiou os principais decisores técnicos, científicos, políticos e educativos a refletirem sobre a importância de uma melhor formação e qualificação dos profissionais que irão atuar na proteção, salvaguarda, valorização e intervenção no património português. Debateu-se, também, a situação crítica do património arquitetónico português, cujas intervenções de reabilitação, por vezes, resultam no seu desaparecimento ou total reconstrução, sobrevivendo apenas fachada dos edifícios.

“O Encontro permitiu refletir sobre a qualidade das intervenções no património cultural construído em Portugal; identificar razões para a falta de formação e de qualificação de alguns dos profissionais que intervêm em património; distinguir e valorizar a importância da formação e da qualificação em distintos sectores da atividade; e conhecer boas práticas de gestão, de formação e de qualificação na intervenção em património”, refere Mariana Correia.

“Os 200 participantes que preencheram o auditório, provenientes de todas as regiões do país, consideraram o encontro um êxito, pois possibilitou identificar como potencializar a melhoria da formação e da qualificação, para a preservação do património português. Destaco o facto de o Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Portucalense ter sido referido como a formação universitária de 1º e 2º ciclos em Arquitetura com mais formação em Património”, acrescentou.

Universidade Portucalense participa ativamente no Encontro Nacional de Intervenção em Património
Voltar ao topo